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segunda-feira, 23 de março de 2015

Mídias sociais colaborativas

Trecho do livro “Marketing 3.0 – As forcas que estãodefinindo o novo marketing centrado no ser humano - Por PhlipKotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan


“A crescente tendência à existência de consumidores  colaborativos afetou os negócios. Hoje, os profissionais de marketing não têm mais controle total sobre suas marcas, pois agora estão competindo com o poder coletivo do consumidores. Foi essa tendência de os consumidores assumirem a função dos profissionais de marketing que Wipperfürth previu em Brand Hijack. As empresas agora precisam colaborar  com seus consumidores. A colaboração começa quando os gerentes de marketing ouvem a voz do consumidor para entender a sua mente e captam insights do mercado. Ocorre uma colaboração mais  avançada quando os consumidores  desempenham o papel principal na geração de valor por meio da cocriação de produtos e serviços.

A Trendwatching, grande rede de pesquisa de tendências, resume a motivação dos consumidores para a cocriação de produtos. Alguns consumidores gostam de demonstrar suas habilidades na geração de valor para que todos vejam. Alguns consumidores querem adaptar um produto ou serviço a seu estilo de vida pessoal.  Às vezes, os consumidores estão de olho na recompensa em dinheiro que as empresas oferecem pelos esforços de cocriação. Outro veem a cocriação como oportunidade de garantir um emprego. Existem aqueles que encaram a cocriação como mera diversão.

A Procter &Gamble (P&G) é conhecida por sua estratégia de conexão e desenvolvimento, que substitui sua tradicional abordagem de pesquisa e desenvolvimento. O modelo da P&G se assemelha ao da estrela-do-mar que, segundo Brafman e Becstrom, é uma excelente metáfora para as empresas do futuro, pois a estrela-do-mar não tem cabeça assemelhando-se a um grupo de células que trabalham em conjunto. O programa de inovação alavanca a rede de empreendedores e fornecedores da P&G ao redor do mundo, para que ofereçam novas e inovadora ideias de produtos. O programa contribui com cerca de 35% da receita da P&G. Alguns dos produtos conhecidos inventados pelo programa são o creme Olay Regenerist, Swiffer Dusters e as escovas a pilha Crest SpinBrush. O programa prova que a colaboração pode funcionar em outros setores que não o de tecnologia da informação.



Além de ajudar as empresas a desenvolver produtos, os consumidores também podem contribuir com ideias para anúncios. Veja o caso do anúncio “Free Doritos”, veiculado nos Estados Unidos. O anúncio, criado por um usuário, foi o mais assistido durante o Super Bowl, à frente até mesmo dos anúncios realizados por agências profissionais. A vitória provou que o conteúdo gerado pelo usuário muitas vezes alcança melhor os consumidores porque é mais relevante e mais acessível.

Esse aumento na participação e colaboração do consumidor é examinado em “O futuro da competição”. Os autores, Prahalah e Ramaswamy, argumentam que o papel do consumidor está mudando. Os consumidores já não são mais indivíduos isolados; agora, estão conectados uns aos outros. Suas decisões não são mais inconscientes; ao contrário, são bem fundamentadas em informações. Não são mais passivos; são ativos, oferecendo feedback útil às empresas.


Portanto, o marketing evoluiu. Na primeira fase, o marketing era orientado pela transação, concentrava-se em como efetuar a venda. Na segunda fase, o marketing tornou-se orientado pelo relacionamento – como fazer o consumidor voltar e comprar mais. Na terceira fase, convida os consumidores a participar do desenvolvimento de produtos da empresa e de suas comunicações.

O marketing colaborativo é o primeiro elemento básico do Marketing 3.0. As empresas que participam do Marketing 3.0 querem mudar o mundo.  Não conseguindo fazê-lo sozinhas. Em uma economia interligada, precisam colaborar uma com as outras, com seus acionistas, com seus parceiros de canal, com seus empregados e com seus consumidores. O Marketing 3.0 representa a colaboração de entidades de negócios que compartilham conjuntos semelhantes de valores e desejos.

23 comentários:

  1. Matricula: 2014221584
    Aluno: Ana Carolina Amado de Aguiar


    A Nomenclatura Marketing 3.0 na verdade tem correlação com uma nomenclatura sub entendida como Jovem 3.0 ou melhor dizendo Consumidor 3.0. Através do enorme crescimento da tecnologia e do papel crucial exercido pela internet atualmente, os consumidores se tornaram muito mais que apenas consumidores do produto final, eles compram uma ideia, uma ideologia passada pelas marcas com as quais se identificam, e tudo isso sendo fornecido pela comunicação entre consumidores e clientes nas mídias sociais, principalmente com relação ao papel dos jovens por serem os mais atualizados e manterem uma relação direta com os canais de interação.
    O Consumidor ganha mais espaço no mercado e sua importância aumenta a cada atualização na evolução do Marketing, se antes era visto apenas como cliente, hoje é caracterizado como parceiro, tendo total poder para exaltar uma marca ou produto, como também para criticar negativamente o mesmo caso o serviço fornecido não seja relevante. As marcas precisam estar atualizadas constantemente nas mídias sócias e seus produtos precisam obrigatoriamente exercer o melhor impacto que puderem para seu público alvo afim de promover o engajamento do mesmo através dos jovens os canais de interação no qual participam.
    Sendo assim, tendo em vista toda essa revolução e evolução tanto da internet com seus prós e contras, quanto do papel do consumidor, o Marketing 3.0 ligado diretamente com a nova era do Marketing Digital e seus canais são a maior estratégia direta de propagação para as Marcas, serviços ou produtos e podem transformar empresas em multinacionais em segundos.

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  2. A Mídia nos dias de hoje, vem alcançando muitos jovens de diversas classes socias que buscam interagir através da comunicação via redes socias, buscando amizades e relacionamentos amorosos criando vínculos pelo mundo interno e externo se tornando basicamente um vírus virtual que esta contagiando cada vez mais jovens.
    Existem jovens que entram no mundo virtual para ser atualizar-se no mundo real e acabam se baseando nas blogueiras de plantão, neste caso acabam não tendo vida própria. Baseado neste fato alguns deles criam pegadinhas “bulling e cyberbulling”, prejudicando seus amigos que podem até cometer suicídios a base das brincadeiras de mal gosto.
    Com essas tecnologias modernas e a facilidades de navegação acaba tendo muitos sedentários que buscam seus interesses na internet; como nas compras e acessórios e pagamentos de contas bancarias.
    Como a juventude está navegando muito na rede influenciam seus pais que descobrem o mundo virtual que na época deles não tiveram méritos para navegar na rede.
    Aluna: Jamille Bastos Nóbrega

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  3. Em pleno século XXI temos tendências que se renovam constantemente tanto nas modificações das visões das empresas como o surgimento de um novo público. Consumidores com faixa etária entre 10/20 anos estão frequentes em pesquisas realizadas pelas empresas. Como atender a essa nova geração? As empresas de hoje buscam ao marketing 3.0 como um auxílio para buscar e fidelizar novos consumidores, com a interação empresa x cliente em constante troca de feedbacks é possível elaborar planos de ação para adquirir uma proximidade que torne tanto o produto quanto a empresa algo de constância na vida do consumidor.
    Não adianta se fixar em ideias passadas como um comercial bem elaborado, uma propaganda de rádio, com a era da internet em constante avanço os jovens passam cada vez mais seu tempo em acessos a internet, seja elas por Iphone, Tablets, Smartphone entre outras e os mesmos tendem a ter sua atenção reduzidas, com isso as empresas que visam um estilo inovador buscam algo de rápido percepção e entendimento, os jovens são um público em constante crescimento no mercado (principalmente online) e essa tendência é um ótimo atrativo para empresas com visão inovadora.
    Estar mais próximo ao cliente, conhecer seus hábitos, jeitos, solicitar suas opiniões, abrir espaço para as ideias e criatividades que vem do público, tornar os meios de comunicação com mais dinâmicos e interativos (exemplo: Chat online). Hoje com essa nova era faz com as empresas saibam quem realmente são seu perfil de cliente e se adaptem: quando antigamente o cliente que buscava a empresa.
    Nome: Aline Cavalcanti Soares
    Matricula: 2014220824

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  4. Hoje em dia o jovem tem a liberdade de acessar a informação que quiser e do lugar onde estiver, o jovem atual passa muito mais tempo conectado à internet pelo celular, tablet, computador e até mesmo pela televisão. A interatividade que esses meios proporcionam traz uma nova proposta de marketing. O marketing 3.0 vem como uma evolução do marketing tradicional primeiramente focado apenas na venda do produto, e em sua segunda fase focado na fidelização do cliente, hoje passa a contar com a colaboração do próprio consumidor para a elaboração de anúncios, produtos e serviços. O marketing 3.0 tem em sua principal característica a colaboração de diversos setores ( empresas parceiras, funcionários, consumidores etc)em função de um mesmo objetivo. Essa evolução na forma de relacionamento e comunicação da empresa com o cliente, o torna (principalmente o cliente jovem) cada vez mais participante e importante no sucesso de aceitação de uma marca. Pelo fato do público jovem ser interativo, e estar sempre buscando novas formas de se comunicar, é mais complicado alcança-lo com propostas de marketing tradicionais como comerciais de televisão por exemplo. Como a internet proporciona uma grande variedade de informação, para prender a atenção do jovem a uma marca ou produto, as empresas precisam ser inteligentes para ouvir seu público alvo e promover conteúdo que os agrade.

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    1. *Esqueci de colocar no post*
      Aluna: Fernanda Mendes da Silva
      Matrícula: 2014122540

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  5. O Marketing 3.0 tem por objetivo trazer novas tecnologias que atingem os clientes por completo. O marketing nos dias de hoje tem como mérito principal visão e valores da empresa.
    A Mídia nos dias de hoje, vem alcançando muito jovem de diversas classes sócias que buscam interagir através da comunicação via redes sócias, buscando amizades e relacionamentos amorosos criando vínculos pelo mundo interno e externo se tornando basicamente um vírus virtual que esta contagiando cada vez mais jovens.
    Existem jovens que entram no mundo virtual para ser atualizar-se no mundo real e acabam se baseando nas bloqueias de plantão, neste caso acabam não tendo vida própria. Baseado neste fato alguns deles criam pegadinhas “bulling e cyberbulling”, prejudicando seus amigos que podem até cometer suicídios à base das brincadeiras de mal gosto.
    Com essas tecnologias modernas e a facilidades de navegação acaba tendo muitos sedentários que buscam seus interesses na internet; como nas compras e acessórios e pagamentos de contas bancarias.
    Como a juventude está navegando muito na rede influenciam seus pais que descobrem o mundo virtual que na época deles não tiveram méritos para navegar na rede.
    Jamille Bastos Nóbrega

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  6. Podemos dizer que o sucesso de uma empresa na atualidade depende do tipo de gestão adotada por ela.
    Hoje o consumidor ganha espaço e tem mais importância em suas opiniões deixando de ser um consumidor passivo, ou seja, apenas consumindo, mais sim atuando com poder para expressar seus gostos e preferências. Tornando-se um colaborador.
    Por outro lado as empresas que no passado tinham como foco principal o produto, em como vender mais tendo como base apenas o produto. Vem se atualizando e acompanhando as tendências, principalmente com a era da informação onde o jeito de ver e vender serviços e produtos se transformou.
    No Marketing 2.0 as empresas enxergaram que fidelizar o cliente e despertar nele o consumismo seria o caminho para uma nova realidade.
    Agora definindo o Marketing 3.0 para o mercado, seria como dizer que é um lado do consumo mais humano. Com responsabilidade social e ambiental, chamando para a importância dos valores e cultura daquela empresa. Fazendo com que seus clientes se identifiquem com sua missão, aproximando-os e criando relações entre a empresa e seus clientes.
    Por tudo isso, acompanhando essa evolução de mercado acreditamos que as empresas querem realmente um mundo melhor, porém sabem que o segredo é a colaboração uma das outras, dos funcionários de forma participativa e do próprio cliente já que nossa economia hoje está interligada.

    Wallisson Freitas
    Matrícula: 2014222049

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  7. Gabriella Figueiredo7 de abril de 2015 às 11:35

    Em um mundo como atual, a presença da tecnologia na vida das pessoas vem trazendo cada vez maior necessidade de inovação em todos os aspectos.
    Como parte fundamental para o desenvolvimento de produtos ou serviços, o marketing também precisa evoluir junto. O público jovem é o atual dominante da área tecnológica, portanto é preciso se encaixar em suas necessidades. Tal público procura por coisas que tragam interatividade e facilidades, ao exemplo de um vídeo no YouTube ser mais fácil e cômodo de assistir do que ler um artigo em jornal, esse público também possui uma maior visão crítica, o que faz com que tudo tenda a se encaixar em suas vontades. Isto aumenta pela liberdade em obter informações, se algo não parece estar certo, ou não se encaixa no desejo, ele simplesmente pesquisa para que ache algo “melhor”, o que leva às empresas recorrerem ao atendimento ao cliente, para se aproximar e tomar conhecimento sobre as preferências, necessidades e visão. Pesquisas em sites que promovam o produto, ou até mesmo na própria loja (como o Subway e sua promoção de cookies), incentivam ao consumidor a procurar sempre o mesmo local, ideias criativas, mas que vão direto ao assunto, também chamam a atenção de pessoas, instigando a curiosidade sobre aquilo. Por ter um público cada vez mais crítico, a mudança tem que ocorrer e de forma cada vez mais rápida e acessível.

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  8. O mundo está se tornando está se tornando cada vez mais tecnológico e o ser humano se desenvolve com ele, tornando seus usuários um consumidor colaborativo. E com isso os profissionais do marketing não se tornam os únicos que fazem a marca. E assim andam juntos: os consumidores colaborando com ideias e insights e a empresa ouvindo a essas vozes, fazendo com que tudo entre em harmonia.
    Existem consumidores que fazem isso pra ajustar tal produto ao seu estilo de vida, outros que querem ganhar uma renda extra com a cocriação dessas ideias e outros apenas por diversão. E as empresas por sua vez se integram e captam cada opinião para o crescimento e desenvolvimento de sua marca. E isso acaba gerando uma colaboração em conjunto que beneficia a todos.
    A evolução do marketing acaba avançando mais e mais. Antigamente se via um consumidor estagnado que apenas recebia a informação e as empresas que as forneciam, apenas para efetuar a venda. E agora o marketing 3.0, como é chamado na atualidade, trás um consumidor mais ciente de suas opiniões, desejos e integração uns com os outros, e empresas dispostas a ouvi-los e fazer as melhorias necessárias para o desenvolvimento de todos.

    Aluna: Maria Gabrielle F B Paiva
    Matricula: 2014150509

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  9. O uso da internet por todo o mundo vem crescendo diariamente, hoje em dia, para se conquistar consumidores as empresas precisam não só ter um bom produto, mas uma boa propaganda para ele. As empresas precisam conquistar seus consumidores e criar produtos que agradem seus clientes de todas as maneiras possíveis.
    Existem nos meios digitais diversas ferramentas que ajudam na busca por esse objetivo, como por exemplo, anúncios em vídeos do youtube, parcerias com blogueiras para divulgação de matéria, buzz marketing, hotsites, páginas em facebook e diversas outras.
    Há uma preocupação ainda maior com os consumidores mais jovens na web, pois são uma parte difícil de se conquistar, com a chegada da internet, mudou-se a maneira como as pessoas consomem conteúdo e se relacionam com as marcas, fazendo com que as empresas tenham mais e mais dificuldades de criar um bom marketing para seus produtos.
    O consumidor jovem passou a ser um consumidor 2.0, onde ele não quer apenas ver o produto pronto, mas sim participar de sua criação e dar seu toque no mesmo, muitas empresas souberam aproveitar isso e usaram isso como forma de conseguir mais consumidores para seus produtos, como no caso da fiat.
    A verdade é que a internet já faz parte da vida cotidiana das pessoas e as empresas precisam buscar formas de conseguir ganhar as mesmas com seus produtos, fazendo com que elas participem da criação do produto, seja por votações em sites para determinado produto, ou em pesquisas e comentário no facebook, o consumidor 2.0 não quer apenas o produto pronto, ele quer participar da sua criação.


    Aluna: Brunna Renata F. A. da Silva
    Matrícula: 2014122604

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  10. Vivemos hoje a era da tecnologia e com isso uma volatilidade muito grande de informações e conceitos, cada vez mais as empresas precisam estar atentas aos sinais emitidos pelos seu clientes e consumidores.O marketing boca a boca tem o poder de influenciar outros consumidores com opiniões e experiências.Assim tornando seus gostos e desejos mais exigentes.
    As empresas precisam estar voltada para seus clientes onde o objetivo seja , completar o seus desejos , as empresas voltadas para os consumidores não utilizam as mídias sociais apenas para estarem dentro de um quadrante estatístico e sim com uma visão extremamente estratégica , afim de não mais moldar seus consumidores com publicidade moldam seu persuadir gera insatisfação.
    Novas formas de criar produtos e de oferecer a experiência e colaboração entre fornecedores, empresa e consumidores. Todos conectados, todos são ouvidos.
    Dessa forma , a atuação da área de marketing em uma empresa , passa a visar os consumidores através de seus corações , mentes e espíritos. E isso pode ser cruzado com a missão, visão e valores da organização, levando esse consumidor identificar – se até mais com a marca por causa de sua essência.

    Rosana Cardoso Lacerda
    Matricula : 2014222271

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  11. A sociedade é marcada pelo desenvolvimento e avanço tecnológico da internet, ou seja, a tecnologia vêm se modificando não apenas quanto ao tempo e espaço, mas quanto ao modo de produzir, comercializar, organizar e se comunicar. Portanto torna-se imprescindível essas ferramentas para a organização nessa atual sociedade contemporânea.
    Mas do que um ato de sobrevivência mercadológica, as empresas têm que buscar a essência da relação empresa-cliente, onde podem promover e desenvolver estratégias que serão necessárias para divulgar e comercializar seus produtos na conquista de novos clientes e na melhora da sua rede de relacionamento com os já existentes.
    O sucesso de qualquer empresa está diretamente ligada ao atendimento das expectativas e desejo do cliente, portanto satisfaze-lo é importante, buscar informações oriundas do conhecimento do ponto de vista do cliente serão consideravelmente importante para tomada de decisões dessa organização na atualidade.
    O Marketing avança cada dia mais, hoje busca-se maneiras inovadoras a fim de unir talentos individuais em projetos que podem ser compartilhados e disseminados a todos através dos canais de comunicação, pois o consumidor mudou, principalmente por causa da tecnologia e ele não se sente mas um mero telespectador, mas uma importante ferramenta desse processo.


    Aluna:Ana Paula T. Pereira
    Matrícula:2012261787

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  12. Ambos os posts são de vasto valor no atual contexto de nossa sociedade para o marketing digital. O que diz, “ Como atingir o jovem na web? “ mostra a importância de ter um conteúdo de qualidade para que haja interesse por parte dos clientes na faixa etária entre 17 e 25 anos. Não basta simplesmente jogar o conteúdo na internet e contar que os jovens irão ler, esse material deve ser cuidadosamente trabalhado em termos de qualidade e revisado buscando a melhor forma de canal, seja ela através de internet, televisão ou games online, procurando atingir o maior número no seu público alvo.
    O post seguinte, “Mídias sociais colaborativas” fala a respeito do novo consumidor, que atua como cocriador do produto a ser consumido. Essa nova tendência surgiu com a facilidade dos mesmos interagirem com as empresas através da internet. Diante do novo mercado, o foco das empresas deixa de ser a venda massiva e passa a ser o comprador. Nesse novo ambiente, os stakeholders, que são os interessados, passam a assumir também o papel de disseminadores da propaganda, isso acontece devido ao buzzmarketing, que é caracterizado pela comunicação boca a boca. Toda essa colaboração tem seus benefícios a favor do cliente, ela aumenta a competitividade entre as empresas fazendo com que cada uma delas pense em fazer o melhor.

    Aluno: Hugo Magalhães Caldas
    Matrícula: 2014200158

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  13. O Marketing 3.0 tem como foco tornar de uma forma mais interativa
    e dinâmica seu contato com cliente,no caso seu publico alvo.
    Com o avanço tecnológico em nossas vidas cada vez sendo mais,
    presente em nossas vidas possibilita diversas formas do Marketing 3.0
    evoluir.
    Sendo assim trabalhando em conjunto de ferramentas como a tecnologia
    de vestir traz a oportunidade de tornar a experiencia de interação de
    forma mais intima e objetiva.
    No caso da era do Marketing 3.0, o consumidor deixou de comprar para satisfazer suas necessidades básicas.
    Nesse momento, ele adquire um produto levando em conta seu emocional deixando o racional praticamente de lado e, por isso, dizem que o consumidor atual compra com coração, mente e espírito.Além disso, a sustentabilidade, termo chave da geração atual, não podia passar despercebida e por isso o Marketing 3.0 apresenta uma série de atitudes que visam investir de forma inteligente e não prejudicial ao meio ambiente.

    2014230138

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  14. Hoje em dia, o jovem é dificilmente atingido na web por diversos meios de canais digitais.
    Com a internet já incluída em nosso dia a dia, consumidores de todos os tipos, se relacionam com os mais diversos conteúdos, tendo como oportunidades variadas de escolha sendo que assim, companhias visam ter um maior conhecimento do público que estão a verificar seus produtos, impondo a eles, muitas variedades de escolha.
    A maioria dos jovens de hoje em dia, cerca de 60%, utilizam mais de um meio de comunicação por vez, sendo eles por computadores, smartphones ou tablets, resultando em um consumo maior para as companhias de mídia, para saber o que cada um gosta de ver ou assistir.
    Já as mídias sociais, vem trazendo novas tecnologias que concentram seus consumidores por bastante tempo. Grande parte desse projeto, concentra em gerar habilidades referentes a um produto ou serviço, que por muitos casos, vem a gerar um lucro sobre o produto ou até mesmo um emprego tendo como a inovação de diversos produtos.

    Pedro de Souza Siqueira
    Matrícula: 2014200187

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  15. Há tempos a internet deixou de ser novidade para os jovens. Isso não quer dizer, porém, que não haja uma infinidade de questões do mundo virtual a serem estudadas ainda. Ao analisar o papel da internet na troca de informações nos dias atuais e, principalmente, o comportamento dos jovens. A internet está se modernizando e em consequência disso, se tornando mais acessível . Para todos os cidadões, podemos perceber isso ao fato das crianças e dos jovens de todas as faixas etárias passarem a maior parte do tempo conectados ao "mundo digital". Do meu ponto de vista, com essa modernização os jovens e as crianças estão se tornando cada vez mais sedentárias e dependentes do uso dela, uma vez que deixam de praticar alguma atividade física ou ter um convívio social para ter um convívio virtual com outras pessoas e assim, futuramente acabará tornando-se prejudicial tanto na parte física como na parte emocional do jovem, dificultando seu convívio na sociedade. Porém há aqueles que defendem mais o convívio virtual como uma opção dos jovens e das crianças não sairem de casa e assim ficarem protegidos do mal que ocorre no dia-dia da nossa sociedade, entretanto devemos ressaltar os perigos que a internet tende a ter, principalmente nos casos de crianças e jovens em relação a pedofilia que tem se intensificado nessa área,justamente por essas razões e dependência.
    Dessa forma, devemos rever nossos conceitos e saber separar o convívio social e virtual, seconscientizar que a internet é uma ferramenta para ser utilizada somente nas horas de lazer e para trabalhos quando preciso, para assim não sofrermos as consequências no comportamento devido ao mal uso dela.

    Andressa Ferreira Monteiro
    Matrícula:2014121222

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  16. Hoje em dia, com a inclusão digital da maioria da classe C, a população brasileira é a maior do mundo em tempo conectado na web. Grande parte por jovens, que estão cada vez mais ativos em redes sociais, é difícil não vermos jovens e até mesmo adultos na rua com seus smartphones, tablets e notebooks, o tempo todo conectado. Procuram sempre opinar nas suas marcas de preferência, causando um impacto gradativo na empresa, que procura ouvi-lo e utilizar seus comentários de maneira construtiva para seu branding.

    O marketing 3.0 já está ativo em diversas empresas, estão ativamente em comunicação com o cliente, falando com ele de igual para igual, procurado ler seus comentários e até os utilizando como referência para criação de novos produtos. Hoje, uma empresa que não está em comunhão com seus clientes é uma empresa ultrapassada, pois a voz do cliente está ativa e precisa ser ouvida, pois quem melhor para criticar e elogiar seus produtos do que quem os compra e consume?

    O mundo está mudando, a internet está aí e precisa ser utilizada, pois nela todos tem voz, com uma câmera na mão e uma ideia, pessoas ficam famosas da noite para o dia, as empresas precisam tirar o máximo disso, a utilização do buzz marketing é crucial, pois se uma pessoa gosta do seu produto, ela vai compartilhar e recomendar as outras pessoas.

    Thayson Douglas Pereira Silva
    Matrícula: 2014160499

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  17. Hoje em dia tudo está ligado a tecnologia, principalmente o marketing, conhecemos como o marketing digital. Ele vem se desenvolvendo, se evoluindo desde a época mais remota. Primeiro o marketing 1.0 = vender, depois o marketing 2.0 = vender + reter, e agora o marketing 3.0 que é fazer com que o consumidor ame o produtor ou a empresa, fazendo com o que ele seja fiel a cultura do próprio. Os avanços são acessíveis em todo o mundo, criando uma geração de jovens com uma cultura unificada.
    A diferença entre os jovens de ontem para os de hoje é que na era de agora eles tem muitos mais acesso a tecnologia, ao uso de internet, permissão de entrar em sites, vídeos em que as propagandas, o marketing em geral está presente. E a internet acaba sendo uma influência muito grande nas compras e vendas. Os jovens são consumistas, ousados, são amantes da curtição, e o marketing para eles acabam sendo como se fosse uma diversão.
    O marketing na juventude é bem ultilizado nas redes sociais, as mídias de comunicação, onde eles passam a maior parte do tempo, ou até mesmo em canais de tv a cabo, nesses lugares é capaz de atingir um jovem em qualquer lugar do mundo.

    Hellen Dias
    Matrícula: 2014140033

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  18. Já é possível perceber que atualmente para se ter uma marca popular, as empresas precisam optar por divulgar bem seus produtos de forma a alcançar um maior número de consumidores. Atualmente com a internet e seu número cada vez crescente de jovens, algumas empresas já perceberam que para ter um bom retorno, precisam de ideias inovadoras, diretas e com participação do público, fazendo com que eles estejam interligados e participativos de alguma forma.
    Esse público jovem no entanto é bem seletivo, e as empresas que querem manter um público ativo precisa se esforçar com divulgação. Algumas optam por vídeos no próprio site ou no youtube, promoções feitas com hotsites e participação do público alvo. Um grande colaborador na atualidade para a divulgação de uma marca está sendo a mídia social facebook, onde a empresa cria uma página e o público pode compartilhar e interagir, de forma positiva ou negativa.
    Essa interação é interessante, pois além da divulgação a empresa também tem o retorno de seu produto do próprio público, sem precisar fazer grandes pesquisas na maioria.
    O que aprendemos com isso é que a tecnologia irá apenas crescer mais e mais e toda e qualquer empresa que queira ser grande precisa entender que divulgar e compartilhar já virou necessidade para que sua marca seja bem vista, o consumidor se decepciona e perde o interesse quando procura pela marca que gosta na internet e não tem informação, ele quer poder encontrar, compartilhar, opinar e curtir, ele quer ser colaborativo e bem informado.

    Raymara Iris
    2014120567

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  19. Com a quebra de barreiras físicas que a internet promoveu globalmente, ficou muito mais fácil e rápido obter acesso à informação. Na rede, clientes conectados ganharam mais poder de barganha e agora tomam decisões que incidem na reputação dos fornecedores, influenciando e sendo influenciados por outras pessoas que trafegam no meio online.
    Com surgimento de novas mídias, possibilidades foram abertas para muitas empresas fomentarem a discussão em torno de seus produtos e serviços em diversas mídias sociais.
    As mídias socias vieram para ficar e todos já se renderam a ela. As empresas hoje tem funcionários que cuidam dela e é mais um mercado que se abre para profissionais. Com o sucesso do Twitter, Facebook e tantos outros, as empresas vão valorizar e investir mais nas redes sociais.

    Aluna: Marcelle Santos Fernandes
    Matrícula: 2014222141

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  20. Com a quebra de barreiras físicas que a internet promoveu globalmente, ficou muito mais fácil e rápido obter acesso à informação. Na rede, clientes conectados ganharam mais poder de barganha e agora tomam decisões que incidem na reputação dos fornecedores, influenciando e sendo influenciados por outras pessoas que trafegam no meio online.
    Com surgimento de novas mídias, possibilidades foram abertas para muitas empresas fomentarem a discussão em torno de seus produtos e serviços em diversas mídias sociais.
    As mídias socias vieram para ficar e todos já se renderam a ela. As empresas hoje tem funcionários que cuidam dela e é mais um mercado que se abre para profissionais. Com o sucesso do Twitter, Facebook e tantos outros, as empresas vão valorizar e investir mais nas redes sociais.

    Aluna: Marcelle Santos Fernandes
    Matrícula: 2014222141

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  21. Aluna: Camila Paes Fernandes
    Matrícula: 2014220878
    Com todos os avanço tecnologicos hoje temos uma geração altamente conectada, a maioria dos jovens passa a maior parte de seus dias conectados, seja em celulares, computadores e até mesmo pela televisão. Junto ao avanço tecnologico surgiu também um novo conceito, o marketing 3.0, que começou a ganhar força em 2010, onde foi percebido que os consumidores passaram a estar altamente conscientes, sabendo o que querem comprar e principalmente de quem querem comprar. O marketing 3.0 faz uso fundamentaçao sentimental, pois atualmente com a alta concorrência do mercado não basta vender tem que cativar o cliente, fazer com que ele seja fiel a sua marca. Vale também ressaltar que mesmo os jovens passando boa parte dos dias conectados eles também perdem a atenção rapidamente, pois dividem o seu tempo de uso em redes sociais, vídeos e jogos, para capturar a atenção deles é preciso inovar, pensar em maneiras de prender a atenção deles no que a marca deseja vender.

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  22. O marketing 3.0 vem com muitas vantagens para nós consumidores e para os nossos fornecedores, ele agrega valores importantíssimos a nossa cultura, como a confraternização entre empresas, uma incrível ênfase na qualidade dos produtos e utilizando técnicas como Design Centrado no Usuário dando mais relevância a criação de produtos úteis por conta da pesquisa que será feita em campo para terem uma idéia do que as pessoas necessitam para melhorar o seu cotidiano, todos sabem que essa é a nova era da informação graças a internet e as mídias que nós permite estar sempre em interatividade com as notícias, junto dessa nova força do marketing 3.0, creio eu que haverá um melhoramento em muitos campos de serviço. O marketing 1.0 tem o objetivo de vender os produtos/serviços da empresa, Marketing 2.0 tem a finalidade de vender e manter os clientes fieis a empresa, Tendo, trabalho com a parte de criar um laço com o cliente para completar a fidelização dele a Marca/Empresa, e por fim, o saudoso Marketing 3.0 que vem com o objetivo de vender, manter os clientes e ainda produzir os produtos/serviços de forma que atenda todas as urgências/necessidades do consumidor. O marketing colaborativo é o primeiro elemento básico do Marketing 3.0, criando um lugar onde as empresas tenham a oportunidade de participar e mudar o mundo, uma ação que depende de muitos outros empresários para essa caminhada, que pode ser encurtada com a colaboração de todos os envolvidos em inventar um futuro que está apenas na nossa imaginação.

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