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quinta-feira, 10 de maio de 2012

Redes sociais: como encontrar os influenciadores da sua marca?


Ok, você já sabe o quanto os influenciadores são importantes para a sua estratégia de mídias sociais. Afinal, são eles que comentam, elogiam e divulgam a marca espontaneamente, sem que a empresa precise pagar nada por isso. Ao encontrar dos advogados da marca, você tem a possibilidade de montar uma poderosa lista com os nomes dos usuários que simpatizam com seus serviços e que estão dispostos a compartilhar o conteúdo produzido pela sua empresa no mundo virtual.

Entre os evangelizadores, há uma classe que merece especial atenção: os blogueiros. Por serem formadores de opinião e curadores da informação, eles ocupam o topo da Pirâmide de Engajamento, idealizada pela autora norte-americana Charlene Li. Eles disseminam conteúdo e, dessa forma, podem aumentar o buzz em torno de uma marca e, consequentemente, a presença digital de uma empresa. Além disso, os blogs são parceiros cruciais no gerenciamento de crises na internet. Quando acontece algo capaz de ameaçar a reputação da empresa, o ideal é enviar a resposta institucional imediatamente aos blogueiros mais influentes, que tratam de difundi-la em seus meios, minimizando os impactos e danos à marca.

Mas onde estão esses dinamizadores e quem são eles? O que fazer para achar os blogueiros certos neste labirinto sinuoso conhecido como internet? Como identificar aqueles que realmente estão falando sobre assuntos relacionados à sua marca? 

Existem várias formas de encontrar esses parceiros. Uma das mais interessantes foi apresentada pelo Edney Souza, durante uma palestra do "Oi Acontece", no Social Media Week, São Paulo, de 2011. Confira abaixo o passo a passo detalhado da estratégia. Se preferir, você pode acompanhar o debate completo no final deste post.

Passo 1: Encontrar as palavras-chaves que representam o mercado de atuação da empresa

  • Reúna os textos encontrados no seu site, nas páginas dos concorrentes e em algumas pesquisas específicas da área macroeconômica na qual se insere a sua empresa. Cole-os em um gerador de tag clouds. Eu, particularmente, utilizo o Worditout
  • A partir da análise das diferentes nuvens de etiquetas geradas pelo programa, separe as palavras que se repetem com maior frequência; 
  • Leve essas palavras-chave para o Google KeyWord Tool. Analise cada uma delas separadamente, checando o quanto são procuradas pelos usuários no Google e verificando também sua utilização em links patrocinados; 
  • Organize esses termos por ordem decrescente de importância. Ao final, você terá uma lista com as palavras-chaves do ramo de atuação da sua empresa.

Passo 2: Encontrar blogs que compartilham conteúdo sobre o seu setor de atuação

  • Pegue as palavras-chave uma a uma e faça uma busca no Google Blogs Search. Na pesquisa, serão listados os blogs que, recentemente, utilizaram o termo buscado.

Passo 3: Calcular a influência dos blogs

Um influenciador, como o próprio nome diz, deve ser influente, ou seja, ele precisa ter uma audiência que leia seus comentários, siga suas ideias e considere relevante aquilo que ele publica. Por isso, é imprescindível que você conheça o alcance dos blogs encontrados. Mas como fazer isso? A resposta é simples: basta medir o número de links que remetem ao endereço. Esses links, também conhecidos como backlinks, indicam quantas páginas na internet estão apontando para aquele determinado blog.

  • Vá a um medidor online de backlinks. Aconselho utilizar um que apesar de não especificar o número de nofollows, o site é gratuito, rápido e preciso quanto ao número total de links;
  • Organize os blogs por ordem decrescente de backlinks.

Voilà! Agora é só arregaçar as mangas e... bom trabalho!