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terça-feira, 12 de abril de 2011

Consumidor 2.0


Você sabe quem é o consumidor 2.0?
Será que ele existe mesmo?

Após relatar invasão, tuiteiro do Morro do Alemão usa rede para ajudar a comunidade

Para conseguir alguma mudança na rua de casa, algumas pessoas levam anos negociando com as autoridades públicas. Quem mora em comunidades carentes, então, pode ficar esperando anos sem ter suas reivindicações atendidas. No entanto, Rene Silva, 17, morador do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro, tem conseguido o contrário – às vezes respostas instantâneas do poder público – só com uma conta no Twitter.
“Antes eu mandava e-mail para o pessoal da Prefeitura e nem recebia resposta. Na época do Natal, postei que uma rua do Complexo precisava ser asfaltada e no mesmo dia veio uma equipe iniciar os trabalhos”, disse Rene nesta quinta-feira (20), após debate sobre redes sociais na Campus Party 2011.
Para quem não conhece, Rene ganhou notoriedade após relatar, pelo Twitter, a invasão da polícia ao Complexo do Alemão (conjunto de favelas do Rio de Janeiro), ocorrida no fim de novembro. O perfil @vozdacomunidade, utilizado por ele, é a conta oficial do jornal “Voz da Comunidade”, publicação distribuída na região onde vive.
No início da cobertura, o perfil tinha 180 seguidores. Atualmente já passa dos 40 mil – graças ao tipo de informação (era um dos únicos a tuitarem do local do conflito) e à divulgação feita por famosos. “Pessoas como o Luciano Huck, apresentador, e Glória Perez, escritora de novelas, começaram a seguir e divulgar o perfil. Assim, foi aumentando o número de seguidores. Eu fiquei assustado, pois não sabia que um tuíte do tipo ‘tem um tiroteio no alemão’ teria tanta repercussão.”
Rene Silva ganhou notoriedade por relatar via Twitter a invasão da polícia no conjunto de favelas do Alemão

Viral do King Kong

Essa peça além de ser show de criatividade na animação, coloca a marca de forma sutil e bem integrada com o conceito de marketing viral. Dê sua opinião!

Marketing digital no Twitter

O Twitter vem ganhando força no Brasil, e ocupando um espaço significativo na mídia e fora dela. Ele já pode ser considerado a segunda maior rede social do Brasil, e se tornou muito atraente para ações de marketing digital e publicidade on-line.

Mas por ser muito novo, as empresas e agências de publicidade ainda tem dificuldades em definir estratégias para uso do Twitter em suas campanhas. Assim desenvolvi 7 ações, que quero compartilhar com você, pois podem ajudar sua empresa ou agência no planejamento e implantação de ações que incluam o Twitter.

O Twitter é uma ferramenta muito particular. Com uma mistura de sistema de comunicação, micro blogging e rede social ele pode ter uma infinidade de aplicações no marketing digital. Além disso, com uma grande penetração nos celulares, dispositivos móveis e smartphones, como iPhone e BlackBerry, e com acesso através dos navegadores, a base de usuários do Twitter se expande além da fronteira do consumidor sentado na frente de um computador e pode atingir o consumidor a qualquer hora.

Outra característica importante é que receber informações do Twitter é uma opção de quem recebe. Cada um se inscreve livremente para seguir os tuits de alguém. Sendo assim, o interesse pelo conteúdo é um fator chave para o crescimento da comunidade a sua volta.

Então podemos pensar no Twitter como uma mídia para difusão do nosso conteúdo, um elemento a mais na nossa estratégia de marketing de conteúdo. Além de criar artigos no seu blog, você poderá tuitar trechos ou links para os artigos publicados. Muitas plataformas de blogs, incluindo o WordPress, já têm aplicativos para que você envie links de seus posts para o Twitter.

Mas além de enviar os posts de seu blog, você pode enviar outras informações que atraiam as pessoas para seu conteúdo e as estimulem para seguir seu perfil. Se sua empresa vai participar de um seminário : Tuite os trechos mais importantes de cada palestra enquanto assistem. Vai fazer um evento promocional : Escale alguém para tuitar os acontecimentos do evento. Você pode pedir que seus vendedores tuitem de seus estandes enquanto participam de uma feira comercial.

O Twitter permite que você transmita os eventos que participa em tempo real. Assim as pessoas interessadas no assunto podem seguir os eventos que sua empresa participa, se informarem sobre os assuntos relacionados ao seu negócio, se vinculando a sua marca ou produto.

Muitas empresas, como a Dell e a Sacks, estão aproveitando os seus seguidores no Twitter, conseguidos com o marketing de conteúdo, e criando promoções relâmpago, informando o consumidor que podem ter acesso a um desconto especial se aproveitarem nas próximas horas.

Enfim, o Twitter pode ser utilizado como suporte à quase todas as ações de marketing digital. Por isso que eu prefiro pensar no Twitter como uma plataforma de integração entre as diversas ações de marketing digital.

O Twitter por unir comunicação, blog e relacionamento deve ser o elo de integração das estratégias de marketing digital.

Mas vamos às 7 ações integradas, que podem de fato fazer diferença em uma campanha de marketing digital envolvendo o Twitter :

1. Inclua o Twitter em sua estratégia de marketing nas mídias sociais : Identifique-se pelo seu Twitter nas mídias sociais, não por seu e-mail ou URL. Os consumidores que estão nas mídias sociais terão mais facilidade em se comunicar com você desta forma.

2. Faça com que o conteúdo do blog de sua empresa, gere tuits : Gerar conteúdo para o blog de sua empresa ajuda a trazer mais visitas ao seu site, mas tuitar o título de cada artigo ajudará a atrair mais seguidores para seu Twitter. Eles valem mais que as visitas, pois você pode se comunicar com estes consumidores a hora que quiser.

3. Sempre que enviar uma newsletter, gere tuits : Isso irá estimular as pessoas a lerem sua newsletter e trará novos cadastros para seu e-mail marketing.

4. Use a busca do Twitter para pesquisas on-line : A busca do Twitter permite que você acompanhe o que estão falando de sua empresa e de seus concorrentes. Além disso, permite que você acompanhe ações de marketing que podem ser uma boa fonte de novas idéias.

5. Utilize seu Twitter para complementar suas campanhas promocionais : Faça promoções on-line criativas para seus seguidores. Isso também atrai mais seguidores e melhora suas ações.

6. Utilize o Twitter para iniciar campanhas virais : Sua rede de seguidores no Twitter é o meio mais fácil e ágil de iniciar suas campanhas de marketing viral.

7. Use e abuse dos Tags : Poucos conhecem ou entendem o uso dos chamados tags, os nomes começados com #. Eles servem para que as pessoas possam achar mais facilmente informações no Twitter. Portanto entenda como funcionam e use sem moderação.

A Internet está aí, aproveite.

Com estes passos minha experiência mostra que você irá conseguir bons resultados com o Twitter para sua empresa. O importante é saber que este é um investimento de médio prazo. Não espere resultados em menos de três meses, e se mantenha firme no propósito de criar conteúdo e ser útil para seu público-alvo. Você verá que aos poucos você irá obter cada vez mais e melhores resultados com o Twitter, e em geral eles serão permanentes e estáveis. São clientes que reconhecem sua empresa e passam a se relacionar com ela com frequência.

Como disse o Twitter pode ser utilizado para uma infinidade de ações de marketing digital, mas estas 7 ações são o seu enxoval inicial, e você deve partir delas para produzir bons resultados para sua campanha e sua empresa.

Colaboração: Cláudio Torres

O poder dos blogs

Atualmente, existem diversas definições acerca do que é um blog, que segundo Cipriani (2006) não há uma definição correta, uma vez que essa ferramenta adquiriu várias finalidades com o passa do tempo. Em uma definição genérica, o blog é uma página da web, de fácil manipulação referente à inserção de conteúdo, o que o torna uma fonte de comunicação, ou simplesmente um diário on-line.
Mas nem tudo é graça ou aparenta brincadeira. Alguns blogs são escritos por jornalistas, profissionais e estudantes e possuem uma linha séria de pesquisa ou exposição de críticas, outros fornecem informações específicas sobre um nicho de mercado, ou fazem parte da comunicação de marketing das empresas. (CIPRIANI; 2006, p. 28).
Segundo Cipriani (2006), o blog proporciona um poder de comunicação bidirecional instantâneo, com um alto valor agregado, porque possui leitura agradável, custa muito pouco, é de fácil navegação, disponibiliza a troca de comentários e links, é personalizado e permite a criação de uma comunidade em torno de um tema.

Desta forma, percebe-se a possibilidade da utilização dos blogs como forma de intensificação do uso de relações públicas, pois possuem uma comunicação aberta e de fácil acesso para jornalistas e mídia em geral. Ainda, com a utilização dos blogs, é possível reunir pessoas com interesse em comum acerca de um determinado assunto, criando em torno de si, uma fonte de informação sobre determinado assunto.

[...] o conteúdo precisa sempre ser voltado a um segmento de clientes. Se sua empresa fabrica cadeiras, abra espaço para dicas de decoração ou publique projeto de clientes. [...] Se você presta serviço de seguros de automóveis, promova curiosidades da vida sobre quatro rodas ou explore as notícias do trânsito de maneira bem humorada. (CIPRIANI; 2006, p. 40).
Assim, acredita-se que a interatividade proporcionada pelos blogs o torna uma poderosa ferramenta de mídia alternativa, pois, ao mesmo tempo em que ele abre informação e cria em torno de si uma rede de usuários, simultaneamente agrega valor à empresa e fortalece sua marca, tornando-a uma referência no assunto abordado no blog.

O que os blogs compartilham com a mídia tradicional é seu “poder de influência”, que tanto pode ser limitado a um punhado de fãs incondicionais quanto atingir milhares de pessoas todos os dias. Há casos em que os blogs especializados têm mais leitores do que, por exemplo, algumas revistas setoriais impressas. (ORDUÑA...[et al.]; 2007, p. 145).
Diferentemente de um website, o blog possui uma característica espontânea, e de leitura agradável, deduz-se que o excesso de formalidade poder dificultar a interação com público, já que o mesmo fará o papel de comunicador, falando diretamente com o seu público alvo, e não uma vitrine virtual com finalidade exclusiva de promover uma publicidade direta.
* Eduardo Pizzetti, publicitário, proprietário da Pizzetti Marketing, agência especializada em fortalecimento de marcas.

Viral do Super Bonder

Confira um dos melhores virais dos últimos meses.

UCB Marketing Digital

UCB Marketing Digital
10 dicas para ter um blog de sucesso

Criar um blog é muito fácil, mas vê-lo cheio de visitas e comentários já é bem mais difícil. Foi pensando nisso que selecionamos 10 dicas que vão fazer do seu blog um verdadeiro sucesso.

1 - Blog não é Bíblia Não adianta achar que todo mundo vai ler aquele texto gigantesco e detalhado que você escreveu. A maioria das pessoas não tem paciência para grudar os olhos numa tela de computador e ficar lendo por muito minutos. Portanto, escreva pouco. Diga o suficiente. Faça um texto com muitos parágrafos e divida as suas idéias criando sub-títulos. Outra dica é colocar as palavras mais importantes do texto em negrito.

2 - Ninguém quer saber o que você almoçou Tente falar de assuntos que vão interessar a todo mundo. Evite falar sobre como você ama espinafre ou da camisola que você ganhou da sua avó. Mas, se for uma dessas histórias for engraçada, ignore essa dica e escreva mesmo assim, tá?

3 - Troque idéias com os seus leitores Responda aos comentários que eles deixam no blog. É preciso ter muita paciência, mas um bom jeito de atrair leitores é dando atenção, respondendo e conversando.

4 - Atualize com frequência Sabe aquele blogueiro que “posta” semanalmente? Duvido que ele tenha muitas visitas. Se você quer comentários e bons acessos, seu blog precisa ter novidades diariamente. Criar blog é como pôr um filho no mundo. É fácil fazer, mas é complicado criar, tomar conta e vê-lo fazer sucesso.

5 - Use fotos no post Conhece aquele ditado: “uma imagem vale mais que mil palavras”? Na internet, isso se encaixa perfeitamente. Uma boa foto no seu blog vale mais do que 3 bilhões de palavras (ok, exagerei). Mas é fato: se a imagem que você escolheu para ilustrar o seu post for interessante, a maioria das pessoas vai ler o que você tem para dizer, comentar e discutir.

6 - Tenha um layout legal Na hora de escolher o seu template, opte pelo mais bonito e agradável para os olhos dos leitores. Use a fonte num tamanho ideal para que todos leiam, evite cores que não dão contraste (ex: se a cor da sua letra for vermelha, nunca coloque um fundo amarelo ou laranja).

7 - Dê link para recebê-los de volta Viu uma notícia legal no blog do seu amigo? Cite no seu e dê o link. Não economize na bondade. Distribua links. Assim você mostra que você sabe onde acontecem coisas bacanas e os internautas vão sempre voltar para ler. Por outro lado, o blogueiro citado fica feliz pelo link e retribuiu a gentileza.

8 - Use vídeos no post Está sem idéia para postar? Vá para o Youtube. Um vídeo legal que você encontrou no site pode render um post sensacional. Não pense 2 vezes em colocar um videoclipe legal ou um vídeo engraçado. Internet não é só texto e foto. É também vídeo, música e muita animação.

9 - Use os sites de comunidades sociais Muitos internautas ficam navegando pelo orkut, no twitter e em outros sites de relacionamento. Uma boa idéia é divulgar os seus posts nesses lugares. Exemplo: acabou de escrever algo muito legal sobre a Rihanna? Procure a comunidade dedicada à cantora no orkut e mostre o link para os participantes.

10 - Cuide do seu português E quando eu falo em português, não estou me referindo aquele moço da padaria e nem aqueles que nos colonizaram. Estou falando da nossa língua portuguesa. Antes de publicar um post, pare para revisar por alguns minutos. Veja se tem erros, use as vírgulas corretamente, evite o miguxês. Já imaginou se alguém lê um post cheio de erros? Tenho certeza que essa pessoa não te visitará mais. A internet é cheia de dicionários online. Use todos eles e não maltrate o português. Boa sorte!

* Phelipe Cruz é editor do site da Capricho e dono do blog Papel Pop, um megassucesso na internet. var pwa_pagination_number_pages = 1;