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quarta-feira, 13 de abril de 2011

Blogosfera e estratégia

A turma de Marketing Digital 2011.1, se reúne hoje, 13 de abril, no laboratório de indormática do campus Realengo da Universidade Castelo Branco, para uma aula com algumas noções sobre a construção de blogs e para dar início ao projeto do semestre para a construção e divulgação de blogs sobre Marketing pelos alunos. E já que estamos em um projeto de construção de blogs, nada mais justo que fazer da aula um post. Então, vamos à aula!

Blogosfera e estratégia de marketing

O mais importante no marketing digital é saber definir as estratégias de utilização das mídias sociais. Blogosfera, que faz parte da mídias sociais, é uma rede invisível de relacionamentos entre os blogueiros, formando uma teia que permite que o que um blogueiro escreva seja divulgado e comentado em diversos outros blogs.

Os blogs se dividem em pessoais, profissionais e corporativos. As melhores ferramentas para construção de blogs são o Blogger e o WordPress. Sendo que,  o WordPress.org e WordPress.com não são a mesma coisa.

O WordPress.org é o site de desenvolvimento do WordPress (a ferramenta para criar blogs), onde você pode fazer o download do software para hospedar no seu próprio ISP/hospedagem, e no qual pode utilizar todos os temas que quiser, as extensões (plugins) que quiser, personalizar (CSS p.ex.), alterar idiomas, modificar o código fonte e por aí a fora.

Já o WordPress.com é bastante diferente. De propriedade da Automattic, oferece um serviço gratuito de hospedagem de blogs usando o mesmo software. Um usuário cria um endereço do tipo omeublog.wordpress.com, mas que inclui certas limitações como a de poder escolher apenas alguns temas, ou de incluir no rodapé o texto "Hospede seu blog com WordPress.com", e ainda de restringir a utilização de JavaScript, CSS e FTP.

Regras para montar seu blog

Crie títulos interessantes para seus posts: o título deve ajudar a criar interesse no leitor e conter palavras chaves sobre o arquivo.

Use parágrafos: ninguém gosta de ler linhas sem pausa. Se possível com espaçamento duplo para melhorar a leitura na tela do computador.

Use subtítulos: se você for escrever um artigo longo, quebre ele em subtítulos, como seções, permitindo que o leitor acompanhe melhor o raciocínio.

Cuidado com a ortografia: use corretores de texto ou revise o que escreveu antes de publicar.

Pense antes de escrever: planeje e pense antes de publicar artigos. A sequência, o conteúdo e o que está escrito têm que estar dentro de um contexto.

Responda aos comentários: como você está publicando conteúdo e recebendo visitas, é natural que seus leitores comentem em seu blog.

Use um design simples para o leitor: o design de um blog é menos importante que seu conteúdo. Lembre-se, a leitura tem que ser fácil e agradável.

Use figuras e vídeos: coloque figuras e vídeos junto com o texto do artigo. Isso atrai o leitor e torna a leitura mais agradável.

Programe os posts: não tente escrever todos os dias. Faça um planejamento e use as ferramentas de publicação.


Obesidade Digital

Um grande amigo meu muito criativo, certa vez me presenteou com um dos neologismos mais pertinentes dos últimos tempos: obesidade digital.

Segundo ele, a quantidade de informação digital que produzimos e recebemos está muito além da nossa capacidade de absorção, se transformando em kilogramas de lipídios nas nossas já inchadas caixas de entrada e perfis sociais.

Outro termo americano com o mesmo significado, mas com muito menos significância, já ilustra matérias de revista e capas de PowerPoint há algum tempo. É o famigerado: information overload. No fundo ele quis dizer a mesma coisa, mas com um pouco mais de borogodó.

Para ilustrar este post, e abusar da metalinguagem, segue mais um pouco de informação útil (ou não) sobre a obesidade digital em 2010:
  • 107 trilhões " O número de e-mails enviados na Internet em 2010
  • 294 bilhões " número médio de mensagens de e-mail por dia
  • 89,1% " O compartilhamento de e-mails que eram spam
  • 25 bilhões " número de tweets enviados 2010
  • 7,7 milhões " pessoas following @ ladygaga
  • 36 bilhões " o número de fotos enviadas para Facebook por ano
  • 30 bilhões " peças de conteúdo (links, notas, fotos, etc.) compartilhado no Facebook por mês
  • 20 milhões " O número de Facebook apps instalados cada dia
  • 2 bilhões " O número de vídeos assistidos por dia no YouTube
  • 35 " Horas de vídeo enviados ao YouTube a cada minuto

Lenda tradicional se adapta ao digital

Marketing digital, bom humor e ação social em
campanha do Guaraná Antartica.

Lacres por cadeira de rodas: Guaraná Antarctica doa cadeira de rodas a cada mil ‘Gostei’ na web.

Ajude uma instituição beneficente. Foi com esse pensamento que o Guaraná Antarctica apresentou uma ação onde onde ao "juntar" Mil (1000) 'Gostei' no vídeo da campanha, uma cadeira de rodas seria doada para uma instituição beneficente.

A ação criada pela Espalhe foi realizada até o dia 08 de abril e foi inspirada na lenda urbana que se uma pessoa juntasse mil lacres de latas poderia trocá-los por uma cadeira de rodas. A ação também envolvou a fã page Guarana Antarctica no Facebook e o perfil @guarana_oficial no Twitter. Veja o vídeo da campanha que transformou uma lenda urbana em ação social atavés do marketing digital