Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de maio de 2011

"A Banda Mais Bonita da Cidade" e o Marketing Viral



Do anonimato à fama nacional foi uma questão de cliques. A "Banda Mais Bonita da Cidade", de Curitiba, virou hit na web com clipe que reúne 16 músicos em uma casa. Com isso, se tornou também, o mais novo fenômeno do marketing viral.

Uma das maiores forças da internet é a comunicação individual entre um internauta e outro, o chamado boca-a-boca. Como a comunicação na internet é muito rápida e as redes sociais criam volumosas redes de relacionamento, o efeito do boca-a-boca foi potencializado.

Na internet, esse efeito de espalhar uma mensagem por meio do boca-a-boca, com o envio de uma mensagem de uma pessoa a outra, cria uma corrente que espalha a comunicação por milhares ou milhões de pessoas sem muito esforço. Isso é chamado de efeito viral, pois se assemelha ao que acontece com um vírus.

O marketing viral é o uso desse efeito para transmitir uma mensagem de marketing e, embora esteja baseado em um dos mais fortes conceitos da internet, ele ainda é pouco usado pelas empresas.

Criar uma campanha ou uma estratégia de marketing viral requer criatividade e entendimento do ser humano e suas necessidades básicas. Talvez seja por isso que ainda poucas empresas utilizam marketing viral em suas estratégias. Mas você não pode desconsiderar essa ferramenta, que eleva o marketing do boca-a-boca a um nível nunca antes imaginado.

Como muito se diz, a melhor propaganda é o boca-a-boca. Então você precisa saber que é possível fazê-lo na internet de forma ágil e muito eficiente. Você precisa saber que essa é uma grande força na internet,e que muitas marcas e empresas estão sendo construídas ou prejudicadas pelo efeito viral da comunicação on-line. Pense nisso. TORRES, A bíblia do marketing digital. São Paulo: Novatec Editora, 2009; 77 p.

Embarcando nessa onda, o grupo musical "A Banda Mais Bonita da Cidade", está fazendo sucesso na rede com a música "Oração" com mais de 4 milhões de acessos no Youtube em pouco mais de 10 dias. Um super viral que já colocou o grupo no programa Fantástico da Rede Globo. Tudo com a "Banda Mais Bonita da Cidade" termina em festa, ou melhor, no caso deles, a julgar pelo sucesso do viral, parece que essa festa está só começando.