Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de abril de 2011

10 sugestões para usar as redes sociais com eficiência

Com a mania atual das redes sociais, o tempo fica curto para ingressar em todas elas. Constantemente surgem novidades na web e mal sabemos o que atualizar ou quando fazê-lo. Essas questões podem ser decisivas para a participação eficiente de um indivíduo em uma rede. Hoje, imagem e influência nas redes sociais definem a proximidade de um usuário com os demais nesses espaços.

Para ajudar na manutenção das boas relações dentro das redes, veja abaixo 10 dicas para aumentar sua influência e realmente fazer amigos nas redes sociais.

 

 

1. Seja o que você é, mas também seja o que o outro quer que você seja. A harmonia disso garante o bom uso.

Nas redes sociais as impressões sobre um usuário podem ser muito subjetivas. Muitos podem te amar e te odiar da mesma forma que você tem sua visão própria de sua participação nesse espaço. A questão é não esquecer que as redes sociais (qualquer uma!) são vias de mão dupla na qual qualquer tweet, comentário, postagem, recado ou atualização terá alguma influência em seus leitores, seguidores, amigos e nos demais usuários.

2. Compartilhamento de conteúdo através das redes nem sempre é benéfico. Olha o que você posta por aí, onde todo mundo vê.

Cada usuário da web gosta de algum tipo de conteúdo. Para agradar não é preciso postar tudo sobre tudo em seus espaços. Defina temas e metas desse compartilhamento de links. Não se torne um “ser duvidoso de origem desconhecida”.

3. Alcance o impossível, mostre os erros, conheça o desconhecido e a Web mudará para você.

Sabe aquela história de que algumas pessoas são intocáveis? Pois é, nas redes sociais não tem muito isso não. A intervenção (necessária) de usuários da web pode alterar o fluxo e o tipo de informação dada. Isso te dá o poder de gerar informação, não apenas de consumi-la.

4. Interatividade é a base das relações em redes. Lembre-se que não está só na internet e busque crescer com o que virá.

Ouvir (ou ler se for o caso), gerenciar a atenção recebida e repassada, buscar comunicar-se (e não apenas falar) são práticas comuns na vida real e que se tornam muito necessárias nas redes sociais. Não seja o “senhor popular” no mundo real e um “Deus” de imagem oca no mundo virtual. Saiba conciliar tudo e valorize todas as imagens pensadas de você.

5. Guarde alguns comentários para si mesmo. Nem todos devem ser expostos.

Já pensou que tudo o que você pensasse sua boca se abrisse e falasse? Muito chato isso, não? Então, por que fazer isso nos seus perfis nas redes sociais?

6. Mais vale 140 caracteres bem digitados que 140 caracteres num português ilegível.

É muito ruim receber uma mensagem ilegível ou incompreensível. Nas redes sociais, é possível sim ser simples, bem compreendido e ainda escrever numa língua conhecida. Lembre-se que todo mundo vê o que você publica!

7. Nem tudo que cai bem no Twitter cai bem no Facebook e vice-versa.

Muita gente que sincroniza suas redes por softwares para facilitar a atualização dessas duas e outras (como o Buzz, o FourSquare e afins), possui um hábito meio chato: postam tudo em tudo. Alguns assuntos e conteúdos deveriam ser exclusivos de uma determinada rede social.

8. Sincronia é a base para atualizar, não é tudo.

Tudo junto e misturado. Compensa a falta de tempo, mas será que um tempinho para compartilhamento em cada um dos seus perfis em suas redes sociais não daria a cada um deles uma feição única?

9. Observe posts, comentários, fotos e tweets antes de entrar num assunto. Verifique as fontes para fazer um comentário sólido.

Muitos conhecem os famosos penetras, não é mesmo? Pois saibam que, em redes sociais, vez ou outra todos nós somos penetras. Mas do que adianta ser um penetra se você não souber o que está acontecendo?

10. Facebook não é só joguinhos nem comentários, assim como Twitter não é só twittar. Não se ganha influência apenas por isso.

Hoje redes sociais não se baseiam apenas na necessidade de ver, mas na necessidade de ser visto e de influenciar quem te ver a pensar de uma forma parecida com a sua. Sem isso, não há opinião, discordância nem concordância entre pensamentos.

*Marcos Rodrigues é estudante de Jornalismo, amante de redes e mídias sociaise acredita no novo meio de interação.