Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de maio de 2012

Para achar influenciadores, experimente o We Follow


As funções de profissionais de Marketing e Comunicação Online passam muitas vezes por identificar no Twitter influenciadores em determinados temas. Para ajudar nessa tarefa, uma ferramenta útil é o We Follow. O funcionamento é simples. Ao digitar uma palavra-chave, o sistema retorna rapidamente uma lista de usuários que abordam aquele tema. É possível classificá-los por grau de influência ou número de seguidores.
Como boa parte das ferramentas de busca, o ranking não é completo, mas é seguro afirmar que apresenta usuários que efetivamente têm boa conexão com o tema. O We Follow é, portanto, mais indicado para quem procura usuários. Talvez não funcione para se montar, por exemplo, um ranking dos mais influentes ou populares.
Na imagem abaixo, testamos a ferramenta usando o termo “Jornalismo”, apenas como exemplo. Flávio Fachel, repórter da TV Globo, aparece como o mais influente. Outros nomes relevantes ficaram de fora, embora todos da lista tenham relação com o termo. Para um filtro mais apurado, a sugestão é fazer buscas por diversas palavras-chave.