Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de março de 2012

O que é o Pinterest e por que é importante para sua empresa?

As Redes Sociais atualmente são e serão cada vez mais indispensáveis no dia-a-dia de muitas pessoas. Estar logado no Twitter, Facebook, Google+, Myspace e Orkut  diariamente é natural para uma sociedade que acompanha a globalização.

Em meio às populosas redes sociais, eis que surge a mais nova e “quente” de todas. Nos últimos meses vem-se falando de uma nova marca no mercado online chamado: Pinterest.

O Pinterest é uma rede social onde o usuário pode compartilhar visualmente e descobrir novas postagens de seu interesse, chamados de Pinning. Além disso, os usuários ou Pinners,  podem postar seus próprios Pin (vídeos e imagens) ou de outros usuários, responder a outros usuários que seria o Repin; além de adicionar o Pin it button; que facilitará o compartilhamento na rede e após retornar para o site ou link de onde vieram. Os usuários ainda podem fazer upload de arquivos a partir de seus computadores ou de outros locais que estejam conectados na web, usando o bookmarklet pinterest ou apenas uma URL.

Apenas em dezembro de 2011, o Pinterest ficou em 5º lugar na lista das dez maiores redes sociais do mundo, superando o Linkedln e o Google +.  E, em janeiro de 2012 aumentou 155% o número de visitantes únicos.

Como qualquer novidade na web e, principalmente por tratar-se de uma nova rede social, muitos comerciantes já prospectam o uso do Pinterest a fim de estratégias de mercado. Afinal, o objetivo da rede é conectar todos ao mundo através das “coisas” que acham interessantes. Mas como usá-lo para fim de divulgação?

Tráfego: Assim como outro negócio que dependa da condução de um alto volume de tráfego do site para aumentar suas vendas, deve-se considerar o uso do Pinterest. Conforme pesquisas recentes, o Pinteres é de fato mais eficaz no direcionamento de tráfego em relação a outros sites de mídias sociais, até mesmo o quando comparado ao Facebook. Isso prova que esta nova rede social apresenta um grande desafio para outros canais de mídia social, além de oferecer uma vantagem competitiva entre as empresas que estão aproveitando seu potencial.

Links: Ao usar o botão pin nas páginas, ele redirecionará um link para uma nova fonte. Deve-se a isto, que muitos sites vem acumulando muitos links do Pinterest em apenas uma semana.  No entanto, estes links não apresentam um impacto direto nas estratégias do SEO. Porém, eles favorecem um valor de mercado, pois, permitem que os pinners encontrem seu conteúdo e visitem suas páginas em apenas um clique.