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quinta-feira, 23 de junho de 2011

Avalanche de posts repetitivos gera unfollows e unlikes

Quem gosta de receber várias notificações na sua timeline ou ter seu mural lotado de propagandas do marketing dos perfis que você segue nas redes sociais? Segundo o estudo The Social Break Up #8, em parceria com a Cotweet, essas são as principais causas dos unfollows e unlikes no Twitter e no Facebook.

O teor do conteúdo gerado pelas marcas nas redes é uma preocupação recorrente das empresas. E procede. Um bom conteúdo é fundamental para atrair seguidores ou para mantê-los. E mais que um bom conteúdo é preciso pensar na afinidade do mesmo com a marca. A pesquisa comprova isso. Ao analisar o comportamento dos internautas, mostrou que o principal motivo do unfollow no Twitter, com 52% das respostas dos entrevistados, é justamente o conteúdo produzido pela marca que, com o passar do tempo, acaba se tornando repetitivo. Em segundo lugar, ficou o excesso de tuites que enchem a timeline dos seguidores, com 41% dos votos. Já 39% das reclamações correspondem à frequência de tuites do perfil.

No Facebook, a principal razão  para ganhar um "unlike" é a frequência com que a empresa posta suas informações. Logo em seguida (43%) está o volume de mensagens de marketing no mural dos fãs. O conteúdo repetitivo também foi alvo de reclamações dos usuários do Facebook (38%).

Agradar o público alvo não é fácil. Engajar muito menos. E como todo mundo quer ter fãs e seguidores, buscando maior divulgação da sua marca e interação com usuários, é recomendável olhar bem de perto o dia a dia das ações nas redes. Sem dúvida excesso de posts no twitter é chato; muitas interações tentando vender algo  idem; assim como martelar uma mesma informação várias vezes na timelime dos internautas é cansativo.

Fonte: O Globo - Blog Digital