Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Email Marketing: Dicas e Curiosidades

Esse material tem como intuito trazer algumas   e  curiosidades mais relevantes de email marketing que podem ajudar desde a montagem de seu template até a entrega da mensagem ao destinatário. Confira:

- O Hotmail e o Gmail acrescentam um espaçamento de quase 5 pixels ao redor de todas as imagens. Isso pode prejudicar a visualização de templates compostos essencialmente por imagens. Esse problema pode ser corrigido através do atributo style=”display:block” inserido em todas as tags de imagem do HTML.

- Alguns clientes de email têm restrições quando à exibição de cor de fundo nas mensagens. Para inserir cor de fundo no template, utilize tanto o atributo bgcolor do HTML quanto o background-color de CSS.

Como no exemplo:

<body bgcolor=”#96bc33” style=”background-color: rgb(150, 188, 51);”>

- Para otimizar a entrega das mensagens, desenvolva o código HTML para que tenha

até 30 kb.

- Não esqueça de preencher a tag <title> do documento HTML. Muitas ferramentas antispam verificam o conteúdo desta tag e, caso ela esteja vazia ou preenchida com expressões suspeitas, sua mensagem pode ser pontuada como spam.

- No HTML, reproduza o design idealizado para o email marketing. Diagrame o conteúdo

com tabelas. Evite mesclar linhas e colunas por meio dos atributos rowspan e colspan, uma vez que esses atributos não são suportados pelo Microsoft Outlook 2007. Isso irá prejudicar a renderização correta da mensagem neste cliente de email.

- Evite criar imagens de fundo para o corpo da mensagem, pois se inseridas por meio do atributo background de HTML ou background-image de CSS, não serão visualizadas por destinatários que utilizam Gmail, Outlook e Hotmail. Por isso, antes de optar por usar ou não imagens de fundo no template, é bom que o remetente conheça sua base pra saber se pode prejudicar a maioria dos destinatários.

- Evite utilizar imagens do tipo “spacer”, com dimensões de 1px na largura e/ou altura. Muitos spammers utilizam esta técnica para checar endereços de email ativos e, por isso, é uma prática considerada como spam. Se precisar inserir um espaço vazio entre elementos, utilize a quebra de linha simples <br> ou uma célula vazia de tabela <td> em que você pode controlar a altura do espaçamento.

- Não utilize softwares do Pacote Microsoft Office (Word, Excel, Publish) para gerar o código HTML de seu template. Normalmente, eles utilizam várias tags que “sujam” o código e, no caso do Word, gera códigos em XML que prejudicam a visualização do seu template.

- Para finalizar: Sempre teste a visualização do template nos navegadores mais utilizados por seus destinatários, lembrando que os mais comuns são Firefox e Internet Explorer.

Texto: Any Zamaro - assistente de marketing da VIRID Interatividade Digital, empresa especializada em envio e gestão de email marketing, proprietária das plataformas Virtual Target e Zartana.