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quinta-feira, 28 de abril de 2011

Não basta estar nas redes sociais, tem que participar!

Que bom que o marketing digital já é uma realidade e as empresas já começam a entender que elas estão nas redes sociais, querendo ou não. Porém, com isso vemos boa parte delas cometendo um grande erro: criam perfis em todas e redes e pronto, acham que já estão inseridas nas mídias sociais. Não é bem assim que as coisas funcionam. Presença digital é mais que isso.

A tão falada presença digital exige muito mais do que uma conta numa rede social. Exige participação, colaboração, atendimento, e se isso for bem feito o resultado é o chamado engajamento. Ele, o engajamento, por parte dos consumidores nunca foi tão buscado, ao mesmo tempo que tem sido muito importante para as empresas, pois significa que você tem a tão sonhada propaganda boca-a-boca potencializada pelo poder da internet.

Uma prova disso são os “likesou "curtir” do Facebook, pelos quais muitas empresas têm feito verdadeiras loucuras, até canibalizando suas margens de lucro em troca de uma boa repercussão. Mas, vamos pensar juntos: se uma empresa cria uma página no Facebook, mas não interage em nada com você e de repente te manda um convite para “curtir” sua página, você o faria? Na maioria das vezes, não.

A implementação do marketing digital não é uma tarefa fácil. É necessário planejamento, tempo, competência e dedicação, mas ele não faz milagre. Ou seja, se a empresa for ruim, não existe estratégia de marketing (offline ou online) que faça o consumidor ter impressão contrária. E mais, paciência e análise estratégica do mercado são fundamentais. Mas cuidado: o marketing digital não deve trabalhar sozinho. Mais do que nunca a crossmedia, o cruzamento entre as “modalidades” de marketing, tem se tornado essencial, ou seja, nem só o online, nem só o offline. Uma boa estratégia de comunicação para cada segmento de atuação é o segredo do sucesso.

Na verdade, muitos são os fatores a serem analisados e todos eles são muito complexos, mas abaixo seguem algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa:
  • Primeiro de tudo, contrate (ou forme) um especialista. O marketing digital não é um adendo, um apêndice, mas uma área que requer alguém capacitado e com o tempo dedicado para isso;

  • Planeje e elabore uma estratégia. Busque mais informações sobre como seu público interage dentro de cada rede, em quais redes estão e o que buscam em cada uma delas, quem são os formadores de opinião e principalmente quais os interesses e linguagem;

  • Nunca minta. Não tente mostrar uma empresa que na verdade não existe, pois mais cedo ou mais tarde seu consumidor descobrirá e pode ficar decepcionado a ponto de poder gerar uma ação bem negativa e com grande prejuízo;

  • Não limite-se a fazer propaganda de seus produtos e serviços. Quanto menos fizer, melhor será visto. O usuário tem que identificar seu perfil como aquele que proporcionará algum conteúdo e não apenas ofertas e propagandas.

  • As redes sociais são muito mais sociais do que comerciais, por isso a necessidade de estabelecer relacionamento com seus clientes;

  • Não deixe de responder as mensagens que chegarem com rapidez e sinceridade.
Por Elizabeth Cunha - http://www.pontomarketing.com/