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segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Como atingir o jovem na web?

Volume e dispersão de material geram maior liberdade de escolha e marcas precisam entender seu público para gerar conteúdo que seja realmente relevante

O uso dos canais digitais para as ações de Marketing já é algo comum para as empresas, mas ainda há certa dificuldade para atingir o jovem na web. A chegada da internet mudou a maneira como as pessoas consomem conteúdo e se relacionam com as marcas. Como não há mais a figura de alguém que, do alto, define o que será consumido, todo o volume de conteúdo que circula na web é muito diverso e disperso, gerando também maior liberdade de escolha. Com isso, o processo se torna mais democrático e demanda das companhias um conhecimento maior do seu público para conseguir atingir com precisão este consumidor.

Cerca de 17% da população das principais regiões metropolitanas são jovens, o que equivale a 12 milhões de brasileiros entre 17 e 25 anos. A internet é a principal fonte de entretenimento para 47% deles, enquanto que, na população total, o número é de 33%. Os dados são da pesquisa “O jovem digital brasileiro” desenvolvida pelo Ibope Media em parceria com o YouPix em 2012 e 2013.

A juventude hoje é multimídia e 60% utilizam mais de um meio por vez. Além da internet, seu consumo é maior para mídia extensiva, televisão paga e cinema. A simultaneidade de veículos coexiste com a tendência à convergência, já que eles acessam a internet pela televisão, por exemplo. Cerca de 76% dos jovens acessam a internet regularmente, sendo que 92% acessam às redes sociais e 67% veem ou baixam vídeo pela internet. Enquanto 94% possuem telefone celular, 22% têm smartphones. “Eles trabalham, são independentes, conectados, informados, buscam ter uma vida de descobertas e são bastante ambiciosos”, resume Juliana Sawaia, Gerente de Learning & Insights do Ibope Media.

 

Desintermediação

 

Antes o sistema vigente no relacionamento do anunciante com a agência e com o veículo e do produtor de conteúdo com a televisão era o modelo de atacado. Para chegar até o consumidor, o produto tinha que passar por dois ou três intermediários. Com o YouTube, o modelo passa a ser de varejo, permitindo que o conteúdo chegue direto ao consumidor final. “Isso muda a dinâmica do negócio sob todas as perspectivas. E essa desintermediação é definitiva e irreversível”, afirma Federico Goldenberg, Gerente de Parcerias Estratégicas do YouTube Brasil.

Tanto no Brasil como no exterior, existem casos de artistas que começaram divulgando seus vídeos em formato artesanal no YouTube e, a partir da aceitação do público, tornaram-se sucesso. Os cantores Luan Santana e Justin Bieber são exemplos disso. “No YouTube, chamamos esses jovens de ‘Geração C”, porque ela está conectada, cria, compartilha, faz curadoria e comenta são ações. No modelo tradicional, isso não existe”, compara Federico Goldenberg.

A identificação é hoje a palavra mais importante no mercado de entretenimento, já que o talento de alguém é capaz de chegar até a audiência sem ninguém, em termos, interferir nesse percurso. “Para todos os veículos, é um processo de reestruturação e vejo o intermediário apavorado, porque perdeu a importância. Seja uma gravadora, uma canal de televisão ou YouTube, é preciso achar um jeito de jogarem juntos e construírem algo que faça sentido”, avalia Mauro Bedaque, Gerente da Área Digital para América Latina da Red Bull.

 

Mais inteligência

 

Num cenário em que o jovem é conectado e multimídia, as marcas que produzem conteúdo digital precisam ser mais inteligentes e capazes de ouvir o seu público, para conseguir gerar material que os agrade. “Há 20 anos, a gravadora, do alto do seu pedestal, deslocava a atenção das pessoas para onde queria. Ela tinha todo um mecanismo de Marketing construído e fazia investimentos pesados, então, a certa altura, era quase como um efeito manada. O processo agora é muito mais democrático.”, diz Luiz Calainho, empresário com negócios em entretenimento, web, conteúdo, música e mídia.

Antes, a divisão de disciplinas era bem clara entre as agências, os veículos e as produtoras. Hoje, um único negócio é capaz de reunir os três, como o Porta dos Fundos, que estão indo muito bem do ponto de vista econômico. “O Porta dos Fundos é um veiculo de comunicação, porque distribui o próprio conteúdo. É uma agência de propaganda, já que é procurado por marcas interessadas em criar campanhas através dele. E é uma produtora, porque ele mesmo se produz”, enumera Luiz Calainho.

O público de sucessos como Porta dos fundos é a primeira geração “self-marketing” de jovens, porque tem um olhar especial para saber o que é genuinamente interessante, diz Tiago Warcman, Vice-Presidente de Conteúdo e Programação da MTV. Hoje, não se consegue mais cercar o usuário e definir o que ele vai assistir. “Ele verá o que quiser e aonde quiser, seja no YouTube, seja no Netflix. São muitas opções de escolha”, diz o Gerente de Parcerias Estratégicas do YouTube Brasil.


Tendência mobile


Se o jovem digital tem liberdade para assistir ao que deseja, ele também encontra hoje mais opções de gadgets para se conectar à internet. Embora apenas 22% deles tenham smartphones, é muito grande o potencial de crescimento para os próximos anos, diz Juliana Sawaia, Gerente de Learning & Insights do Ibope Media. Cerca de 30% deles possuem televisão digital e 4% contam com tablets.

O uso de aparelhos móveis como smartphones e tablets para acessar canais como o YouTube vem crescendo. Em 2011, a média global era de 7% dos views, no ano seguinte foi para 25% e, de acordo com dados recém divulgados pelo Google, chegou a 40% em 2013. “Esse valor deve ser menor em termos de Brasil, mas, mesmo assim, mostra uma tendência. O YouTube e as redes sociais criaram experiências legais para  o mobile e a televisão terá dificuldade para replicar isso”, diz Federico Goldenberg, Gerente de Parcerias Estratégicas do YouTube Brasil.

Os meios tradicionais também estão tendo que se adaptar ao jovem, que tem uma relação mais interativa com as marcas e quer fazer parte das suas histórias. “No início, fazíamos um programa de televisão e pensávamos o que colocaríamos na internet. Alguém falava ‘coloca umas cenas extras lá’ e isso já era o suficiente. Hoje em dia não é mais isso, hoje tudo tem que ser pensado junto”, comenta Tiago Warcman, Vice-Presidente de Conteúdo e Programação da MTV.

Fonte: Lilian Calmon, do Mundo do Marketing

 

6 comentários:

  1. A Mídia nos dias de hoje, vem alcançando muitos jovens de diversas classes socias que buscam interagir através da comunicação via redes socias, buscando amizades e relacionamentos amorosos criando vínculos pelo mundo interno e externo se tornando basicamente um vírus virtual que esta contagiando cada vez mais jovens.
    Existem jovens que entram no mundo virtual para ser atualizar-se no mundo real e acabam se baseando nas blogueiras de plantão, neste caso acabam não tendo vida própria. Baseado neste fato alguns deles criam pegadinhas “bulling e cyberbulling”, prejudicando seus amigos que podem até cometer suicídios a base das brincadeiras de mal gosto.
    Com essas tecnologias modernas e a facilidades de navegação acaba tendo muitos sedentários que buscam seus interesses na internet; como nas compras e acessórios e pagamentos de contas bancarias.
    Como a juventude está navegando muito na rede influenciam seus pais que descobrem o mundo virtual que na época deles não tiveram méritos para navegar na rede. Jamille Bastos Nóbrega

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  2. O Marketing 3.0 tem por objetivo trazer novas tecnologias que atingem os clientes por completo. O marketing nos dias de hoje tem como mérito principal visão e valores da empresa.
    A Mídia nos dias de hoje, vem alcançando muito jovem de diversas classes sócias que buscam interagir através da comunicação via redes sócias, buscando amizades e relacionamentos amorosos criando vínculos pelo mundo interno e externo se tornando basicamente um vírus virtual que esta contagiando cada vez mais jovens.
    Existem jovens que entram no mundo virtual para ser atualizar-se no mundo real e acabam se baseando nas bloqueias de plantão, neste caso acabam não tendo vida própria. Baseado neste fato alguns deles criam pegadinhas “bulling e cyberbulling”, prejudicando seus amigos que podem até cometer suicídios à base das brincadeiras de mal gosto.
    Com essas tecnologias modernas e a facilidades de navegação acaba tendo muitos sedentários que buscam seus interesses na internet; como nas compras e acessórios e pagamentos de contas bancarias.
    Como a juventude está navegando muito na rede influenciam seus pais que descobrem o mundo virtual que na época deles não tiveram méritos para navegar na rede.
    Jamille Bastos Nóbrega

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  3. Cresce muito no Brasil e no mundo a utilização da internet segundo os dados são da pesquisa “O jovem digital brasileiro” desenvolvida pelo Ibope Media em parceria com o YouPix em 2012 e 2013. A internet é uma importante ferramenta para trabalho, estudo, lazer, negócios e tantos outros tipos de utilização nos dias atuais, Com o avanço da tecnologia e a facilidade de acesso a essa nova tecnologia esta sendo transformado o perfil dos seus usuários, hoje em dia a maioria desses utilizadores é composta por jovens.
    Através da facilidade de acesso as informações, o publico, em especial o publico jovem, vem transformando o modo da publicidade e marketing, hoje em dia a opinião de um usuário, tem até mais força do que um comercial de televisão, radio ou anuncio no jornal entre outros meios de publicidade, que atualmente já não produzem mais o mesmo resultado de outrora.
    A solução das empresas para essa modificação de comportamento do usuário é a adaptação da publicidade as novas tecnologias, tentar utilizar esse novo perfil que tem um grande poder de persuasão, para atrair e conquistar novos consumidores através da fidelização a marca,que pode levantar a marca ou produto através da exposição do seu parecer referente a qualidade do produto.
    Atualmente já não basta mais fazer uma simples publicidade, tem de ser feito da maneira que agrade ao consumidor, dando interatividade e transformando-o no maior propagador da sua marca, pois hoje em dia os consumidores também são geradores e formadores de conteúdo e opinião.
    Josué Silva Brum 2014160466

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  4. Todos conhecem a frase "as crianças são o futuro", mas e enquanto aos jovens? Aqueles que estão no "meio" do caminho, o que são eles? Bem, segundo os profissionais de Marketing, eles são grande parte do presente e do futuro da mídia e da publicidade em geral.
    O jovem de hoje tem um poder enorme sobre todo o tipo de ações de propaganda e criação nas empresas. Toda marca deve pesquisar, primeiramente, seu publico alvo para depois desenvolver qualquer produto ou serviço, isso se ela quiser criar um conteúdo relevante e ser bem sucedida no futuro. Hoje, com a internet, esse processo mudou. A base é a mesma, porém o conteúdo deve ser diverso, direto e disperso, sabendo que o mesmo agora é entregue diretamente ao consumidor final.
    Toda empresa deve ouvir o seu público, já que é ele que tem poder sobre o que quer ver. E como o jovem atualmente tem um acesso muito grande à internet através de smartphones, tablets e computadores, as empresas sabem que tudo o que criarem deve ser bem visto à esses consumidores tão seletivos e exigente.
    Algumas marcas até chamam pessoas para participarem da criação de seus produtos, a chamada "cocriação", nesse processo o consumidor colabora dando idéias, críticas e sugestões, adaptando o produto ao seu estilo de vida. Muitos participam por dinheiro ou diversão, mas vários também se envolvem porque querem realmente ajudar a desenvolver algo que lhes será útil no futuro.
    O poder do consumidor, principalmente dos jovens, não deve ser subestimado. Eles são um fonte importante de informações, conhecimento e conteúdos que serão vitais para o crescimento da empresa e para que ela seja vista de forma positiva e de confiança, ou seja, esse relacionamento entre as duas partes é imprescindível para a marca ser bem sucedida no mundo real e virtual.

    Ana Lavorato 2014122112

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  5. A internet no mundo de hoje vem modificando a concepção do e ação sobre a realidade, a internet vem provocando mudança de hábitos e praticas das pessoas que utilizam e mesmo indiretamente , daqueles que por motivos econômicos ainda não dispõem do acesso.
    A comunicação através da internet é uma realidade , principalmente para os jovens, dessa forma é importante que a abordagem seja adequada a esse publico.Suas principais finalidades são aspectos educativos, comerciais, informativos.
    É muito importante que cada vez mais os conteúdos disponíveis na internet sejam mais qualificados, afim de informação e formação do ser humano enquanto cidadão, vivemos a era digital onde esse meio de comunicação é o que mais atinge os jovens, pois atinge em grande massa, é necessário um amadurecimento dos jovens para filtrar informações e divulgar as mesmas.
    A internet hoje vai além de somente busca de pesquisa, a nossa sociedade permite que as penetrações da camada social possibilita unir opiniões de diferentes classes em um mesmo contexto.
    Sendo assim a publicidade eficiente para atingir a esse publico precisa ser interativa e dinâmica, o consumidor não está mais como mero coadjuvante , ele tem desejos mais sofisticas e interagem muito mais.

    Rosana Cardoso Lacerda - 2014222271

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  6. Com a evolução da tecnologia as facilidades surgiram com muita força, acabando assim com o antigo modelo de comunicação formado por interlocutor e receptor.
    O surgimento da internet foi crucial para tal revolução na comunicação, desencadeando uma mudança brusca na maneira de se planejar a propagação de uma marca.
    Através do trendwatching viu-se que somente a venda de produtos não atingia mais o nicho dos usuários mais jovens, o que provocaria um declínio substancial nas vendas de grandes empresas, por isso foi criada a chamada cocriação, que por uma caso é algo muito explorado pelo publico jovem através de vlogs, por exemplo. Eles querem demonstrar o que pensam, e as grandes empresas no mercado aproveitam utilizam-se de vídeos para criação de propagandas, atingindo assim o publico daquele vlog.
    Além de criarem sites e hotsites cada vez mais interativos, e uma maior diversidade de campanhas, o que demonstra uma abertura aos pensamentos do cliente sobre o que a sua marca produz.

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