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sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Facebullying: o assédio no trabalho chegou às redes sociais

Fazia quase dez anos que o gerente Marcelo da Silva Fraga trabalhava na empresa de seguros SulAmérica, em Porto Alegre, quando começou a receber mensagens anônimas ofensivas, com palavrões, em seu e-mail corporativo. “Fiquei sabendo da festa dos anos 70, e que você estava bem viadinho (sic), com uma piruca (sic) muito ridícula”, dizia uma delas. Marcelo foi até a direção da empresa e contou sobre as mensagens, que rapidamente se espalharam pela caixa postal de colegas de trabalho. Com o apoio da SulAmérica, ele conseguiu judicialmente que o provedor de internet rastreasse a conta-fantasma. Ela fora criada num computador da própria empresa, no Departamento de Informática. O usuário, que estava de férias, negou ter criado a conta. Qualquer um poderia ter sentado em sua mesa durante sua ausência.
Dias depois, Marcelo recebeu pelo correio um envelope amarelo, com seu nome como destinatário e sem remetente. Dentro, havia um pó branco. Imediatamente Marcelo levou o envelope para uma delegacia e pediu a análise. Segundo seu advogado, o pó foi identificado como cocaína. “Estavam armando contra ele”, afirma Marco Túlio de Rose, advogado de Marcelo. Mais uns dias se passaram, e Marcelo recebeu a notícia de que fora chamado pelo Departamento de Recursos Humanos. A caminho de lá, viu um grupo de outros gerentes e diretores fazendo uma festa.
A comemoração tinha balões e serpentina. Testemunhas disseram depois que a festa fora organizada para “comemorar a vitória dos que queriam o afastamento de Marcelo” e que “pessoas ligadas à diretoria participaram”. As testemunhas foram ouvidas durante o processo que Marcelo abriu na Justiça contra a SulAmérica, alegando ter sofrido assédio moral. Ele ganhou uma indenização de R$ 20 mil por dano moral. A relatora do processo considerou que a “empresa não tomou as medidas adequadas para punir o infrator” e que a festa, organizada por diretores, ofendeu a honra de Marcelo. Nunca ficou provado quem criou a conta falsa de e-mail nem quem enviou o envelope.


Essa seria apenas mais uma história de assédio moral corporativo, não fosse um detalhe: o uso do e-mail como forma de atingir a vítima. O assédio moral virtual é a evolução das piadas ofensivas de colegas e chefes abusivos que sempre existiram. Fazer fofoca e futricas é tão antigo quanto a humanidade. As habilidades de falar mal dos outros e criar situações humilhantes dentro do ambiente de trabalho apareceram já nas pequenas oficinas da Idade Média. No mundo moderno, tais atos ganharam um nome (assédio moral) e passaram a ser punidos na Justiça. Agora, as conversas maldosas deixaram a salinha do café, os corredores escuros e ganharam visibilidade: estão na internet – onde todo mundo pode ver.







26 comentários:

  1. Devido o crescente avanço da tecnologia a forma de utilizá-la deve ser responsabilidade de cada um. Não podemos deixar passar impune todas às formas zombaria. Se já era ruim isso acontecendo na presença de alguns, na fase da criança e na adolescência. Apesar de acreditar que certas bricandeiras e da forma correta pode ajudar formar o caráter. No entanto, a falta de impunidade pode acabar causando traumas graves e muitas das vezes irreversíveis. Se já era rum antes imagina agora que somos perturbados quando estamos na paz do lar ou no ambiente de trabalho. Uma palavra maldita a uma pessoa é péssimo, contudo isso pode ser esquecido. E numero participante do fato é limitado. Pode até ser esquecido com facilidade ou se afastando desse grupo. Mas quando estamos conectados pelo internet, estamos sujeitos a um buzz negativo e exponencial a todo o momento. E o pior que se demorar mais a esquecer, ou e fica difícil saber que são os verdadeiros “vilões”, pois as pessoas podem se apresentar por e-mails falsos ou perfil irreal. Se a pessoa já era fraca caráter por zombar de alguém pessoalmente. Pior agora que as pessoas podem atacar ocultamente.

    Claudio Falcão, UCB.

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  2. O assédio moral no trabalho não é novidade, sempre existiu o velho e conhecido rádio corredor. Porém com o passar dos anos e com o avanço da tecnologia até o rádio corredor evoluiu e foi para na internet, através de e-mails ofensivos, piadas de péssimo gosto no facebook e entre outros meios digitais.
    No caso citado o maior agravante foi os diretores comemorarem a despedida do funcionário que se dedicou anos a empresa e não agiram de modo profissional. O que seria o mínimo a ser feito em tal situação. Diante essa humilhação por mais que o ex-funcionário receba uma indenização ela sempre será simbólica, pois nenhum valor será o suficiente para recuperar o seu estado emocional e o fazer acreditar que ele continua sendo um profissional capaz.
    Infelizmente hoje em dia estamos sujeito a esse tipo de coisa em qualquer ambiente, seja no trabalho, na escola, entre amigos.. Sempre haverá uma vitima desse comportamento maldoso e ofensivo que visa denegri a imagem do próximo diante da sociedade.
    Mais também vale lembrar que existem leis contra esses assédios sofridos a fim de proteger e amparar as vitimas.

    Mariana Viana, UCB.

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  3. A importância do assunto abordado é sem sombra de dúvidas, algo que precisa ser visto com mais atenção. Notamos que as empresas deveriam dotar métodos de investigação mais profunda para apurar e punir o criador de tamanha falta de respeito com o próximo.
    A internet é uma rápida e eficaz forma de comunicação, mas pessoas utilizam dessa tecnologia para fins desse tipo de constrangimentos.
    Ficamos refém desse tipo de comportamento quando vimos nossa vida pessoal sendo exposta dessa forma.
    Infelizmente diante dessa reportagem vimos que realmente é uma situação humilhante e o mais agravante quando se trata de chefia que deveria ter uma conduta diferenciada e não somente de chefia e sim de todos envolvidos nesse tipo de comportamento.



    Tatiana Pansini UCB

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  4. As redes sociais que deveriam servi como extensão entre as pessoas de uma forma de se comunicar e se informa, passou a servi como extensão de agressões pessoais, o assédio que já existia nas empresas ganhou força e um novo meio de se humilhar, constranger e ridicularizar as pessoas e esse meio são as ferramentas eletrônicas email, redes sociais etc.e essas coisas estão saindo do controle, devido em alguns casos serem pessoas que deveriam dar exemplos como chefes, são eles que começam a fazer as ofensas e humilhar pessoalmente e publicamente, e que com essas atitudes acabam contaminando o resto da equipe assim provocando na vitima danos, danos esses que marcam a vida de uma pessoa e que é levado para toda vida, todo tratamento por email, mensagens tem que ser conferidos antes de enviados ou publicados para não gerar mal entendidos ou ofensas por alguma palavra mal escrita uma colocação ou uma palavra informal um apelido etc...Alguns casos são resolvidos na justiça e algumas vitimas ganham dinheiro , mas essa indenização não apaga os danos causados, essa invasão de privacidade ofensiva muitas vezes anônimas tem que ser monitoradas e evitadas porque muitas vezes partem lá de dentro da empresa, então a conscientização do respeito da ética no ambiente de trabalho é fundamental, o respeito entre as pessoas entre colegas de trabalho, entre funcionários e chefes.

    Sonia Campos -Ucb

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  5. Nos dias de hoje com avanço da tecnologia facilitou a exposição de fofocas e também de situações embaraçosas. As pessoas antigamente quando queriam falar mal , fazer fofoca de trabalho eram mais discretas , se reuniam em cafés , restaurantes e acabava gerando o assunto , com a internet , smartphones e redes sociais tudo ficou mais explicito e aberto onde todos podem ver , comentar , compartilhar , enviar e-mail com copias . Criando assim um ambiente totalmente desconfortável para se trabalhar , e acaba prejudicando o desempenho dos funcionários que acabam por vez criando um problema sério que tem que ser tratados por especialistas. A rede social facebook é uma ótima ferramenta para aproximação de pessoas , conexão com pessoas que não tem mais contato etc , um vitrine do que aparenta ser sua vida , um diário onde as pessoas compartilham horários e tarefas do dia-a-dia. E com toda exposição vem o lado ruim que são comentários , e são compartilhadas no seu ambiente de trabalho , acaba virando uma coisa completamente desnecessária , o que falta é um pouco de malicia no que você quer que os outros vejam , banalizaram a privacidade e muitos se aproveitam disso e assim acaba acontecendo o assedio moral nas empresas.
    E muitas das vezes quem começa é o próprio chefe , sendo ele quem deveria dar o exemplo de conduta e incentivo a seus funcionários e não causando um transtorno maior , ridicularizando o próximo , dando assim brecha para outros funcionários também fazerem , o chefe é o exemplo que tem que se manter como qual. Muitas empresas hoje em dia fazem o bloqueio e monitoramento dos sites usados no computadores dos funcionários, é um caminho mas talvez não o que terá sucesso absoluto, qualquer pessoa possui um smartphone de alta tecnologia que pode-se mandar mensagens instantâneas para vários contatos ao mesmo tempo. Limites devem ser impostos na empresa , assim como palestras de como se comportar . Além do bom-senso próprio , evitando assim uma situação desagradável.




    Sara Frias - UCB

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  6. Nos dias de hoje com avanço da tecnologia facilitou a exposição de fofocas e também de situações embaraçosas. As pessoas antigamente quando queriam falar mal , fazer fofoca de trabalho eram mais discretas , se reuniam em cafés , restaurantes e acabava gerando o assunto , com a internet , smartphones e redes sociais tudo ficou mais explicito e aberto onde todos podem ver , comentar , compartilhar , enviar e-mail com copias . Criando assim um ambiente totalmente desconfortável para se trabalhar , e acaba prejudicando o desempenho dos funcionários que acabam por vez criando um problema sério que tem que ser tratados por especialistas. A rede social facebook é uma ótima ferramenta para aproximação de pessoas , conexão com pessoas que não tem mais contato etc , um vitrine do que aparenta ser sua vida , um diário onde as pessoas compartilham horários e tarefas do dia-a-dia. E com toda exposição vem o lado ruim que são comentários , e são compartilhadas no seu ambiente de trabalho , acaba virando uma coisa completamente desnecessária , o que falta é um pouco de malicia no que você quer que os outros vejam , banalizaram a privacidade e muitos se aproveitam disso e assim acaba acontecendo o assedio moral nas empresas.
    E muitas das vezes quem começa é o próprio chefe , sendo ele quem deveria dar o exemplo de conduta e incentivo a seus funcionários e não causando um transtorno maior , ridicularizando o próximo , dando assim brecha para outros funcionários também fazerem , o chefe é o exemplo que tem que se manter como qual. Muitas empresas hoje em dia fazem o bloqueio e monitoramento dos sites usados no computadores dos funcionários, é um caminho mas talvez não o que terá sucesso absoluto, qualquer pessoa possui um smartphone de alta tecnologia que pode-se mandar mensagens instantâneas para vários contatos ao mesmo tempo. Limites devem ser impostos na empresa , assim como palestras de como se comportar . Além do bom-senso próprio , evitando assim uma situação desagradável.


    Sara Frias -UCB

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  7. Em minha opinião, o email Marketing é uma ferramenta extremamente importante, para as empresas de todos os portes. Visto que tem um custo baixo e atinge uma quantidade expressiva de pessoas, acredito que nunca irá acabar, sabemos que algumas empresas tem se perdido no mau uso da ferramenta, sem um gerenciamento adequado e assim colocando na lixeira todo o seu trabalho, como por exemplo: excesso de envio, os spam, retorno, a falta de criatividade na chamada tendo em vista acusar a curiosidade do cliente, fazendo o cliente descartar sem se quer abrir. Por outro lado existem cada vez mais empresas que trabalham com competência tem se desenvolvido comum resultado bastante significativo e com uma lucratividade bastante expressiva, já nos sites de compra atualizam as pessoas de todas as classes sociais para tudo de novo que o mercado oferece. Acredito que as empresa que estiverem com um bom relacionamento com seus clientes, trabalhando focada na satisfação do seu público alvo, oferecendo bons serviços (atualizada, com programas de resposta rápida, cadastro focado no desenvolvimento de seus produtos e serviços continuaram ganhando muito através do email Marketing.
    Jaquelilne Neves Calderaro - Mat: 2012261638.

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  8. Aluna: Rosimara Ribeiro Gonçalves
    Matricula: 2013123191

    Assédio moral nas empresas
    Assédio moral no trabalho não é um acontecimento novo. Podemos dizer que ele é tão antigo quanto o trabalho, a diferença é que hoje ele se tornou digital, já não se ouve cochicho nos cantos da empresa, pois já conquistou à internet as redes sociais e chats. A exposição do funcionário a momentos humilhantes e constrangedores e repetitivos durante o expediente de trabalho e na execução de suas tarefas, sendo mais comuns em relações superiores autoritárias em que prevalecem comportamentos negativos, relações desumanas e antiéticas, de um ou mais chefes apontada a um ou mais funcionários, desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistirem do emprego, impondo trabalho em excesso, exigência de metas e pressão pela apresentação de resultados, desrespeito ao papel que cada um desempenha na organização são algumas formas comuns e evidentes de provocar se o assédio moral e também bullying, provocado por apelidos ou até mesmo pelo modo de agir ou se vestir do outro.
    Além disso, acarreta prejuízos emocionais para o trabalhador. A vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada e desacreditada diante dos demais.
    Infelizmente uma boa parte das empresas não tomam as devidas precauções para que isso não ocorra e que o agressor seja punido.

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  9. Com o advento das redes sociais e dos recursos tecnológicos, um problema já tão antigo quanto a própria sociedade ganha força e um espaço perturbador, alcunhado de "Facebullying", a pratica de atos de violência psicológica, intencionais e repetidos tomaram lugar das fofocas e brincadeiras do cafezinho e se tornaram um problema sério, uma vez que tais "brincadeiras" podem causar transtornos psicológicos muitas vezes irreversíveis ao individuo que as sofre.
    Muito já se foi dito a respeito dessas praticas mas pouco se vê sendo feito para evita-las, penso que as empresas deveriam investir em atividades de conscientização, uma vez que estes incidentes uma vez expostos fora das empresas, sejam através de recursos de mídia, ou por processos judiciais podem acarretar prejuízos financeiros e para a imagem da instituição, que acaba sendo associada a tais praticas.
    Agora as empresas tem nas mãos uma dura tarefa, de encontrar um equilíbrio entre controlar o uso das redes sociais sem ferir a liberdade de expressão de seus colaboradores, em quando não existe uma determinação ou até mesmo usam definição clara sobre o uso destas tecnologias nos ambientes corporativos, apenas resta contar com o bom-senso de suas equipes.

    Alan Lira - UCB

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  10. Com o advento das redes sociais e dos recursos tecnológicos, um problema já tão antigo quanto a própria sociedade ganha força e um espaço perturbador, alcunhado de "Facebullying", a pratica de atos de violência psicológica, intencionais e repetidos tomaram lugar das fofocas e brincadeiras do cafezinho e se tornaram um problema sério, uma vez que tais "brincadeiras" podem causar transtornos psicológicos muitas vezes irreversíveis ao indivíduo que as sofre.
    Muito já se foi dito a respeito dessas práticas mas pouco se vê sendo feito para evita-las, penso que as empresas deveriam investir em atividades de conscientização, uma vez que estes incidentes uma vez expostos fora das empresas, sejam através de recursos de mídia, ou por processos judiciais podem acarretar prejuízos financeiros e para a imagem da instituição, que acaba sendo associada a tais práticas.
    Agora as empresas tem nas mãos uma difícil tarefa, de encontrar um equilíbrio entre controlar o uso das redes sociais sem ferir a liberdade de expressão de seus colaboradores, enquanto não existe uma determinação ou até mesmo uma definição clara sobre o uso destas tecnologias nos ambientes corporativos, apenas resta contar com o bom-senso de suas equipes.

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  11. Fofocas e palavras maldosas sempre existiram, mas com o buzz tudo piora, com o avanço da tecnologia, as mídias, são as fontes mais rápidas de transmitir informações formais ou informais hoje em dia. Procurar a justiça é um meio de parar com a maledicência de algumas pessoas, mas o mal causado, não será apagado facilmente da memória da pessoa atingida. A reportagem mostra que chefe, nunca pode ser ele mesmo junto dos funcionários, mostra que, amigo tem que ser fora do profissional. As redes sociais abriram caminhos para o bem e o mal. Hoje qualquer um pode tem um celular com internet, tudo pode ser divulgado e todos podem ver e saber de tudo e todos. No profissional principalmente, deve se pensar bem como agir, sua vida social não deve ser divulgada. Ter redes sociais, foi um avanço, como demoraríamos a ficar bem informado. Email mudou as nossas vidas antes vivíamos nos correios e demorava uma eternidade uma resposta, agora em questões de segundos, que maravilha. E o celular, que é isto? Podemos falar com quem quisermos, onde estivermos, o melhor de tudo, na hora que quisermos. Esta é uma da parte boa do avanço da tecnologia. E as fofocas e maledicências fazem parte da parte ruim do avanço.
    JACIARA BARROS UCB GUADALUPE

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  12. Em relação à matéria publicada pela revista Época, número 798, podemos perceber que os integrantes da empresa SulAmerica usaram internet de maneira abusiva e negativa, fazendo uso das redes socias e também de email de colegas da empresa para constranger o funcionário Marcelo da Silva Fraga. Podemos dizer que nesse caso, o infrator fez uso desta ferramenta (internet) para realizar um crime (assédio moral).
    Apesar da empresa não ter conseguido identificar exatamente o criador dos emails constrangedores, a justiça responsabilizou a SulAmérica pelo ato, pois a empresa nada fez para evitar que o funcionário Marcelo Fraga fosse constrangido. Sendo assim, a SulAmérica foi obrigada a pagar uma indenização ao funcionário que fora assediado moralmente.
    Como pode ser observado, a internet foi a ferramenta utilizada para a difamação do funcionário Marcelo Fraga. Entretanto, a internet também pode ser considerada uma grande ferramenta de promoção e alavancagem, motivo pelo qual o Marketing Digital tem se apresentado atualmente como uma grande ferramenta institucional.
    Hoje em dia, com o constante crescimento da internet, as empresas têm feito uso de sites e redes sociais, levando até mesmo algumas empresas de jornais dos Estados Unidos a parar de levar suas reportagens impressas e trabalhar com apenas com a internet.
    Desta forma podemos concluir que a internet é um mecanismo que pode ser utilizado para denegrir a imagem de alguém ou de uma instituição (como no caso do funcionário Marcelo Fraga), mas também pode ser utilizada para promoção de um produto ou serviço de uma empresa.

    Lucas Neves Cabral UCB GUADALUPE

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  13. Com o avanço das tecnologias, surge não somente os benefícios, mas também os malefícios trazidos pela utilização errada destas ferramentas. Hoje em dia, as redes sociais tornaram-se indispensáveis na vida de qualquer ser humano que tem acesso à internet, contudo nem sempre essas ferramentas são utilizadas de forma correta, onde muitas vezes devido a mau uso, podem denegrir a imagem de pessoas, amigos de trabalho, familiares, entre outros.
    As pessoas devem se conscientizar que uma rede social é coisa pública, que seu perfil não é apenas para sua vida pessoal e amigos e sim uma porta aberta para tudo e todos. As empresas hoje em dia costumam pesquisar perfis de funcionários para ver o que anda fazendo, escrevendo nas redes sociais e a partir dali que são tiradas muitas conclusões para que seja designada uma promoção, uma contratação ou até mesmo uma demissão.
    Devido à má utilização dessas tecnologias, as empresas estão aderindo a treinamentos para que seus funcionários utilizem de forma correta as redes sociais, emails e outras tecnologias disponíveis no mercado. No meu ponto de vista, acho uma atitude correta, pois as pessoas necessitam realmente de informações sobre o assunto, porque infelizmente as mesmas não possuem qualquer tipo de conhecimento sobre o que pode ocorrer devido a um simples comentário, uma troca de email, uma bronca mal formulada ou até mesmo de forma clara por um chefe.
    Os superiores dentro de uma empresa também precisam saber como lidar com seus funcionários, e não pensar que só pelo fato de serem patrões, podem agir, falar e tratar seus subordinados da maneira que eles bem entendem ou acham que devem. Temos que ter consciência de tudo que falamos, escrevemos e agimos, pois com o avanço da tecnologia, qualquer coisa pode se tornar um problemão no futuro. Atualmente, qualquer simples celular possui câmera, gravador, entre outros, itens que podem ser utilizados para provar coisas que passamos em nosso dia a dia.

    Letícia Arruda
    Matrícula: 2013100570

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  14. Com o avanço das tecnologias, surge não somente os benefícios, mas também os malefícios trazidos pela utilização errada destas ferramentas. Hoje em dia, as redes sociais tornaram-se indispensáveis na vida de qualquer ser humano que tem acesso à internet, contudo nem sempre essas ferramentas são utilizadas de forma correta, onde muitas vezes devido a mau uso, podem denegrir a imagem de pessoas, amigos de trabalho, familiares, entre outros.
    As pessoas devem se conscientizar que uma rede social é coisa pública, que seu perfil não é apenas para sua vida pessoal e amigos e sim uma porta aberta para tudo e todos. As empresas hoje em dia costumam pesquisar perfis de funcionários para ver o que anda fazendo, escrevendo nas redes sociais e a partir dali que são tiradas muitas conclusões para que seja designada uma promoção, uma contratação ou até mesmo uma demissão.
    Devido à má utilização dessas tecnologias, as empresas estão aderindo a treinamentos para que seus funcionários utilizem de forma correta as redes sociais, emails e outras tecnologias disponíveis no mercado. No meu ponto de vista, acho uma atitude correta, pois as pessoas necessitam realmente de informações sobre o assunto, porque infelizmente as mesmas não possuem qualquer tipo de conhecimento sobre o que pode ocorrer devido a um simples comentário, uma troca de email, uma bronca mal formulada ou até mesmo de forma clara por um chefe.
    Os superiores dentro de uma empresa também precisam saber como lidar com seus funcionários, e não pensar que só pelo fato de serem patrões, podem agir, falar e tratar seus subordinados da maneira que eles bem entendem ou acham que devem. Temos que ter consciência de tudo que falamos, escrevemos e agimos, pois com o avanço da tecnologia, qualquer coisa pode se tornar um problemão no futuro. Atualmente, qualquer simples celular possui câmera, gravador, entre outros, itens que podem ser utilizados para provar coisas que passamos em nosso dia a dia.

    Letícia Arruda
    Matrícula: 2013100570

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  15. O assédio moral pode acontecer por X motivos, e um deles é quando um bom profissional está sempre se destacando e isso acaba causando inveja ou ira de algum outro funcionário fazendo com que tome atitudes agressivas de forma que atinja o colega de trabalho o prejudicando de alguma forma. Isso já acontece a algum tempo, mas hoje em dia com o avanço da tecnologia temos meios mais faces de se comunicar e de uma certa forma acaba facilitando a esses ataques verbais. Todas as pessoas que sofrem com esse tipo de situação deveriam correr atrás dos seus direitos. Em alguns casos acabam não levando a nada pelo fato da empresa nem se empenhar a dar a atenção merecida ao assunto e por esse motivo acabam acontecendo com mais frequências por saberem que nada será feito e as vezes alguns caso acabam sendo abafados por ter gente da diretoria envolvidos no assunto. Mas esse tipo de agressão verbal não acontece só no meio coorporativo não, pessoas são atacadas diariamente por contas fakes tanto de redes sócias ou e-mails que são criadas especialmente para esse tipo de coisa. Esses tipos de assédio moral acabam fazendo com que as pessoas que são assedias acabam entrando em depressão pela pressão sofrida com esses ataques.

    Priscila Lima
    UCB Guadalupe

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  16. Um problema virtual
    O bullying é um problema que já ultrapassou a todos os limites, atacando agora no mundo virtual. Sendo muitas vezes pior e mais invasivo, as ferramentas usadas agora estão mais fortes se utilizando as redes sociais como Facebook, Twitter, e-mail entre outros.
    Não só nas escolas entre adolescentes esse problema chegou (ou já existia?!) ao ambiente de trabalho, o bullying virtual corre mais rápido entre os setores e fazem com que muitas vesez a vítima do assedio moral nem ao menos saiba que está sendo motivo de chacota entre seus colegas de trabalho. Mais esse assedio moral pode ser enviada, diretamente a vítima e geralmente sem nenhum remetente.
    A posição da empresa em relação a esse problema, que hoje em dia já e considerado crime em algumas situações, e estritamente necessária pois ira definir, e fazer com que não se repita em outra ocasião.em meio a essa discusão e necessário se avaliar o perfil e padrão avaliado pela empresa para com seus funcionários para que a vitima tenha confiança de falar o que esta acontecendo e alerta a sua contratante para que as medidas cabíveis sejam tomadas.
    Aluna:Maria Luisa Alves
    Matricula:2013122085

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  17. O assedio moral já virou rotina nas grandes e pequenas empresas. Tudo isso acontece pela facilidade que a empresa nos oferece, quando vamos acessar o e-mail pessoal ou o corporativo com o objetivo de manter contato com os clientes. Quando o cenário vira rotina. o Funcionário acaba levado a humilhações e constrangimentos diante de seus colegas de trabalhos .

    Luciana Paula UCB Guadalupe.
    Os lideres possui o papel fundamental na formação de pessoas , satisfação dos funcionários e pelos objetivos e metas a serem alcançados pela empresa. Caso o líder não agir de modo correto diante dessas situações ele pode causar danos a auto- estima levando a problemas psicológicos que venham a atrapalhar sua vida pessoal e profissional dependendo do grau de humilhação nem todas as pessoas conseguem superar . O assédio não prejudica somente a imagem de um profissional mais também a imagem da própria empresa.

    Luciana Paula UBC Guadalupe.

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  18. DILEMAS DO COTIDIANO
    Bom senso. Essa é a palavra ou comportamento que solucionaria muitos problemas do cotidiano das pessoas. Quando o assunto é trabalho é necessário certa linha de conduta e postura perante colegas e a si mesmo, além de respeitar a hierarquia de comando. Porém o abuso de poder por parte da chefia da empresa torna difícil até mesmo um único dia de trabalho. Um gestor de forma alguma deve expor seu subordinado a situação constrangedora seja ela no mundo real ou virtual, redes sociais cada vez viraliza esse tipo de comportamento. É preciso uma preocupação maior por parte das empresas, pois seu nome e marca ficam arranhados se uma situação desconfortável como essa vir a tona através da imprensa, isso seria degradante e até mesmo fortaleceria a concorrência nesse mercado tão competitivo. O assédio moral tem ocorrido constantemente nas empresas através de ameaças e humilhações por parte de superiores mas nem todos acontecimentos se tornam públicos e portanto ficamos sabendo de uma pequena parte do que ocorre por aí. A transferência de responsabilidade e cobranças excessivas, acontece sempre de cima pra baixo ‘’Up Down’’, e muitas das vezes são levados em conta fatores pessoais nesse momento. A retaliação é feita perante a todos e os elogios quando acontecem são feitos em particular quando na verdade o correto seria o inverso. Deve-se usar a tecnologia sem ferir a integridade moral e intelectual das pessoas. O uso de e-mails , redes sociais e outras formas de relacionamento virtual deve ser de forma responsável e inteligente principalmente por parte da direção da empresa que por outro lado também deve ter uma preocupação maior no que diz respeito ao acompanhamento e monitoramento da postura corporativa de seus funcionários, pois esse equilíbrio é vital para manutenção de profissionais capacitados e para boa imagem da empresa no mercado.

    Bruno Adriano

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  19. Não podemos culpar a tecnologia, e o avanço da comunicação às fofocas, rumores maldosos e ao bullying. Estes sempre existiram, e são praticados por pessoas, usuárias ou não das redes sociais. O fato é que Buzz presente nessas redes, torna esse tipo de manifestação ofensiva, muito mais ágil e com proporções sem precedentes. As fofocas que antes eram restritas ao cafezinho, agora são compartilhada com milhões de pessoas.

    Hoje, 79% dos brasileiros fazem parte destas redes. Ou seja, muito mais pessoas tem acesso a todo tipo de informação, e os rumores vão ganhando mais força, pois são compartilhados por pessoas de todos os lugares.
    Esses rumores variam entre, simples fofocas que trazem a vítima o sentimento de vexame e danos morais imensuráveis , ou até mesmo grandes armações como o problema narrado pela matéria da revista Época, enfrentado por Marcelo.

    A solução para este problema não é simples, é necessário que cada um faça sua parte. As redes sociais tem de ser utilizadas com responsabilidade. Não pode-se compartilhar qualquer artigo ou fato sem antes saber sua veracidade. Os danos que uma pequena brincadeira pode causar nessas redes, são mais graves do que pode-se imaginar, e na maioria das vezes irreparáveis!!


    Aluno: Diego Noronha Santos de Souza Lima.
    Matrícula: 2013122403

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  20. LEILA DE ANDRADE LOPES (UCB)

    Qualquer rede social funciona como uma rede de fofocas. Antigamente você parava no portão e conversava com a vizinha. Hoje em dia a gente não para no portão, vamos para a internet,isso existe há muito tempo a internet só facilita. Quando alguém está obcecado por uma outra pessoa, vai dar um jeito de saber coisas sobre ela. O que a internet traz é a simplificação no acesso à informação sobre o outro. E a maioria das pessoas ainda não se protege virtualmente falando. Isso acaba aguçando a curiosidade de quem já tem predisposição a seguir. A agressão ocorre através do envio de mensagens maldosas, fofocas, mentiras e até publicações de fotos e vídeos nas redes sociais. Dessa forma, as mensagens podem ser enviadas anonimamente de qualquer lugar, em qualquer hora e espalham-se pela web de uma forma difícil de deter. Visto que a legislação brasileira não tem leis específicas para crimes cibernéticos, normalmente as condutas praticadas no meio digital são comparadas aos crimes já existentes na legislação vigente, deixando muitas vezes os autores do cyberbullying saírem impunes. Percebendo essa ausência de leis específicas, foi aprovado, para a reforma do Código Penal, um projeto de lei que criminaliza esses casos. Segundo o projeto, cyberbullying é: “Intimidar, constranger, ameaçar, assediar sexualmente, ofender, castigar, agredir, segregar a criança ou o adolescente, de forma intencional e reiterada, direta ou indiretamente, por qualquer meio, valendo-se de pretensa situação de superioridade e causando sofrimento físico, psicológico ou dano patrimonial”. A pena para os condenados pode chegar a quatro anos.

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  21. Qualquer rede social funciona como uma rede de fofocas. Antigamente você parava no portão e conversava com a vizinha. Hoje em dia a gente não para no portão, vamos para a internet,isso existe há muito tempo a internet só facilita. Quando alguém está obcecado por uma outra pessoa, vai dar um jeito de saber coisas sobre ela. O que a internet traz é a simplificação no acesso à informação sobre o outro. E a maioria das pessoas ainda não se protege virtualmente falando. Isso acaba aguçando a curiosidade de quem já tem predisposição a seguir. A agressão ocorre através do envio de mensagens maldosas, fofocas, mentiras e até publicações de fotos e vídeos nas redes sociais. Dessa forma, as mensagens podem ser enviadas anonimamente de qualquer lugar, em qualquer hora e espalham-se pela web de uma forma difícil de deter. Visto que a legislação brasileira não tem leis específicas para crimes cibernéticos, normalmente as condutas praticadas no meio digital são comparadas aos crimes já existentes na legislação vigente, deixando muitas vezes os autores do cyberbullying saírem impunes. Percebendo essa ausência de leis específicas, foi aprovado, para a reforma do Código Penal, um projeto de lei que criminaliza esses casos. Segundo o projeto, cyberbullying é: “Intimidar, constranger, ameaçar, assediar sexualmente, ofender, castigar, agredir, segregar a criança ou o adolescente, de forma intencional e reiterada, direta ou indiretamente, por qualquer meio, valendo-se de pretensa situação de superioridade e causando sofrimento físico, psicológico ou dano patrimonial”. A pena para os condenados pode chegar a quatro anos.

    Leila de Andrade Lopes

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  22. Nos dias de hoje a sociedade ainda parece não perceber ou simplesmente ignora o poder das mídias sociais como forma de interação e propagação de informação, todo esse poder é muito bem canalizado e estudado pelo marketing das empresas, com finalidade de vender seus produtos, propagar suas ideias. Esse poder de interação e comunicação rápida também é explorado de uma forma desagregadora e vexatória em algumas empresas na forma de assédio a alguns funcionários , expõe publicamente pessoas ao ridículo, mesmo que as informações sobre essa não tenha nenhum compromisso com a verdade, elas são propagadas de forma explícita ou não. Essas pessoas que muitas vezes usam a web para denegrir a imagem dos colegas de trabalho nem sempre são punidas, o que gera um desconforto e uma grande desmotivação do funcionário assediado, que o leva a baixa produção, depressão e no fim o desligamento. A internet aos olhos de muitas pessoas é uma terra sem lei, em que radicais do teclado expõem suas mais diversas opiniões, mesmo que seja uma apologia a algum crime. Hoje sabemos que não é bem assim pessoas são processadas por crimes de assédio e difamação, constranger pessoas na internet não pode mais ser tratado pelas empresas como brincadeiras inocentes ou simples cobranças rotineiras de trabalho e aos funcionários deve-se exigir o que é básico mas é o que falta em todos esses casos que é nada mais nada menos que EDUCAÇÃO e RESPEITO.

    Amauri Freires

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  23. Nos dias de hoje a sociedade ainda parece não perceber ou simplesmente ignora o poder das mídias sociais como forma de interação e propagação de informação, todo esse poder é muito bem canalizado e estudado pelo marketing das empresas, com finalidade de vender seus produtos, propagar suas ideias. Esse poder de interação e comunicação rápida também é explorado de uma forma desagregadora e vexatória em algumas empresas na forma de assédio a alguns funcionários , expõe publicamente pessoas ao ridículo, mesmo que as informações sobre essa não tenha nenhum compromisso com a verdade, elas são propagadas de forma explícita ou não. Essas pessoas que muitas vezes usam a web para denegrir a imagem dos colegas de trabalho nem sempre são punidas, o que gera um desconforto e uma grande desmotivação do funcionário assediado, que o leva a baixa produção, depressão e no fim o desligamento. A internet aos olhos de muitas pessoas é uma terra sem lei, em que radicais do teclado expõem suas mais diversas opiniões, mesmo que seja uma apologia a algum crime. Hoje sabemos que não é bem assim pessoas são processadas por crimes de assédio e difamação, constranger pessoas na internet não pode mais ser tratado pelas empresas como brincadeiras inocentes ou simples cobranças rotineiras de trabalho e aos funcionários deve-se exigir o que é básico mas é o que falta em todos esses casos que é nada mais nada menos que EDUCAÇÃO e RESPEITO.

    Amauri Freires

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  24. Nos dias de hoje a sociedade ainda parece não perceber ou simplesmente ignora o poder das mídias sociais como forma de interação e propagação de informação, todo esse poder é muito bem canalizado e estudado pelo marketing das empresas, com finalidade de vender seus produtos, propagar suas ideias. Esse poder de interação e comunicação rápida também é explorado de uma forma desagregadora e vexatória em algumas empresas na forma de assédio a alguns funcionários , expõe publicamente pessoas ao ridículo, mesmo que as informações sobre essa não tenha nenhum compromisso com a verdade, elas são propagadas de forma explícita ou não. Essas pessoas que muitas vezes usam a web para denegrir a imagem dos colegas de trabalho nem sempre são punidas, o que gera um desconforto e uma grande desmotivação do funcionário assediado, que o leva a baixa produção, depressão e no fim o desligamento. A internet aos olhos de muitas pessoas é uma terra sem lei, em que radicais do teclado expõem suas mais diversas opiniões, mesmo que seja uma apologia a algum crime. Hoje sabemos que não é bem assim pessoas são processadas por crimes de assédio e difamação, constranger pessoas na internet não pode mais ser tratado pelas empresas como brincadeiras inocentes ou simples cobranças rotineiras de trabalho e aos funcionários deve-se exigir o que é básico mas é o que falta em todos esses casos que é nada mais nada menos que EDUCAÇÃO e RESPEITO.
    Amauri Freires

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  25. Assédio moral no ambiente de trabalho.

    Um problema antigo, mas que é cada vez mais comum e agora conta com um novo aliado, as redes sociais.
    O assédio moral nas empresas é um problema bem antigo mas que ocorre com até uma certa frequência. É comum conhecermos alguém que já tenha passado por esse constrangimento ou que tenha presenciado algo assim. Com o surgimento das redes sociais o problema vem se tornando cada vez mais frequente, ficou mais fácil desrespeitar um colega de trabalho sem ser identificado através. E ainda que todos achem um absurdo é bem comum pessoas se divertindo com o constrangimento de colegas de trabalho. Você diz: Isso é um absurdo, eu jamais faria isso! Porém, você não deixaria de assistir ao suposto vídeo íntimo da colega do outro departamento, e o que é pior, ninguém deixaria de compartilhar. A verdade é que todos se divertem. E é sempre interessante para as pessoas essas "novelas reais". Mas isso pode deixar de ser divertido se a vítima for você!
    Assédio moral no ambiente de trabalho? Em pleno século XXI?
    Tá mais do que na hora disso acabar.

    Adriano Nunes.

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  26. Assédio moral no ambiente de trabalho.

    Um problema antigo, mas que é cada vez mais comum, e agora conta com um novo aliado, as redes sociais.
    O assédio moral nas empresas é um problema bem antigo mas que ocorre com até uma certa frequência. É comum conhecermos alguém que já tenha passado por esse constrangimento ou que tenha presenciado algo assim. Com o surgimento das redes sociais o problema se tornou cada vez mais frequente, ficou mais fácil desrespeitar colegas de trabalho sem ser identificado. E ainda que todos achem isso um absurdo é bem comum pessoas se divertindo com o constrangimento de colegas de trabalho. Você diz: Isso é um absurdo, jamais faria algo assim! Porém, você não deixaria de assistir ao suposto vídeo intimo da colega do outro departamento, e o que é pior, ninguém deixaria de compartilhar. A verdade é que todos se divertem. E é sempre interessante para as pessoas essas "novelas reais". Mas isso pode deixar de ser divertido se a vítima for você!
    Assédio moral no ambiente de trabalho? Em pleno século XXI?
    Tá mais do que na hora disso acabar.

    Adriano Nunes.

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