Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Afinal, o e-mail marketing vai acabar?


Especialistas derrubam teorias que põem em dúvida a efetividade da ferramenta

Algumas teorias põem em dúvida o prazo de vida do e-mail Marketing. Será que ele vai acabar? Os dados de empresas especializadas no assunto como Virid e Dinamize, entretanto, desmentem as previsões e mostram um crescimento exponencial da ferramenta. Por ano, este tipo de ação de Marketing cresce cerca de 150% e atinge os consumidores em estratégias de Relacionamento e Promoção.

As empresas investem cada vez mais em ações com esse formato, como nos casos da Wine e da Lopes, que trabalham desta forma para se aproximar de seus consumidores. As marcas destinam parte do faturamento à utilização da plataforma e não acreditam na sua extinção. Um dos motivos para o crescimento do e-mail Marketing é o fato de que a maior parte da população está conectada por conta do barateamento da banda larga e do aumento do número de smartphones.

A previsão é que nos próximos três anos esta e outras ferramentas expandam ainda mais a presença na internet “É preciso acabar com a ideia de que para uma mídia existir outra tem que sumir. O Google, o e-mail Marketing, o chat corporativo, tudo isso vai crescer”, diz Jonatas Abbotti, Diretor Executivo da Dinamize, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Informal x Formal

De forma geral uma empresa brasileira de médio porte que atua neste mercado envia cerca de 200 milhões de e-mails por mês. O número é alto, mas tem pouco destaque quando comparado a empresas norte-americanas que chegam a enviar oito bilhões. A ferramenta é utilizada pelas marcas de maneira pró-ativa, visando ampliar o relacionamento e fazendo promoções.

As teorias que envolvem o fim do e-mail Marketing estão diretamente relacionadas às mídias sociais, que são mais informais e disseminam as informações com mais rapidez. Contudo, os especialistas afirmam que o e-mail tem características únicas e funciona com a identidade do consumidor na internet. O principal uso é para trabalho e até para entrar em uma rede social é preciso dar seu endereço eletrônico para cadastro. “As marcas já descobriram que as pessoas não ficam no Facebook o tempo todo, mas a caixa postal está sempre aberta”, afirma Jonatas.

O e-mail agrega valor às redes sociais que, por sua vez, aumentam o consumo de e-mail Marketing. As ferramentas se somam e ampliam o número de contatos. “Tudo o que dizem está relacionado à conversa informal de e-mail. Estas sim perderão espaço para as redes sociais pela rapidez e informalidade. Na minha visão, é muito difícil o e-mail marketing acabar pelo potencial que representa para as empresas e por não encontrar outra ferramenta que o substitua”, diz Walter Sabini Junior, CEO da Virid, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Outra característica marcante do e-mail Marketing é o fato de ser uma forma de comunicação barata. O custo para enviar um milhão de e-mails é baixo e a eficiência grande. Esse também é um dos motivos para o crescimento. Já a má fama do e-mail Marketing está atribuída ao mau uso feito por algumas empresas e aos spans. Quando bem trabalhado, o canal é relevante.

Porta a porta online

Um exemplo de marca que investe no setor é a Wine, que vende seus produtos exclusivamente pela internet e utiliza o e-mail Marketing como ferramenta principal de relacionamento com o consumidor. A marca classifica a iniciativa como um “porta a porta online” que já conta com 35 mil endereços eletrônicos cadastrados. “Das pessoas que recebem o e-mail, 70% compram no site. A taxa de conversão media* é de 6% e em dezembro chegou a 20%”, diz Aloisio Sotero, Diretor de Marketing da Wine, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Outro exemplo são os sites de compras coletivas que investem fortemente nesta ferramenta. Os consumidores se interessam em receber as promoções, mesmo que não comprem. A classe C, por exemplo, vê no e-mail Marketing uma forma de acompanhar as novidades de maneira cômoda. Este segmento pode ficar seis meses sem comprar, mas se mantém informado sobre preço e produto. 

“Nem todos os sites de compras coletivas é que não vão durar muito. Há 10 anos, os sites de leilão eram febres e hoje não temos nenhum. Nem o Mercado Livre pode ser considerado um deles, é de compras”, afirma Marcelo Sant'Iago, consultor da VIRID Interatividade Digital, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Cuidados para não errar

A Lopes também investe na ferramenta e não acredita na extinção do e-mail Marketing. A decisão de utilizar o e-mail Marketing ocorreu por ser um canal rápido de comunicação com os clientes para garantir que ficassem sabendo sobre o início da venda de um produto. “Também queríamos enriquecer o relacionamento e esta ferramenta cobre a deficiência de comunicação, já que o consumidor pode retornar o e-mail com alguma dúvida”, diz Arthur Sindoni, Gerente Executivo de Gestão de Clientes e Gestão de Processos de Negócios da Lopes, em entrevista ao Mundo do Marketing.

O retorno em vendas é positivo. Cerca de 6% do faturamento é gerado a partir do e-mail Marketing. Mas é preciso certas precauções para não prestar um desserviço. A empresa toma o cuidado em não mandar mais do que um e-mail por semana para os clientes. “São cerca de três milhões por mês, sendo que cada endereço recebe apenas dois durante o período”, diz Sindoni.

*A taxa de conversão é o cálculo do número de pedidos finalizados dividido pelo número de visitantes de um mesmo período. Essa taxa é de extrema importância, pois através dela pode-se planejar objetivos e estabelecer metas baseadas em um número mais concreto e realista.

18 comentários:

  1. 1)E você, acredita na força e no retorno do e-mail marketing?
    Sim. Desde que seja enviado para seu público alvo, com endereços corretos e com uma boa campanha. Com a evolução da tecnologia e o fácil acesso à banda larga, cada vez mais pessoas estarão conectadas a internet e assim aumentarão as chances de retorno de uma campanha.

    2) Cite três pontos a favor e três contra. Explique cada um deles.

    PONTOS POSITIVOS: Visibilidade, Interatividade, Agilidade.

    Visibilidade – na maioria das vezes que uma pessoa se conecta a internet, é quase certo que vá olhar seus e-mails.
    Interatividade - Com um simples click em um link as pessoas podem visitar o seu site.
    Agilidade - Hoje em dia você pode enviar e-mails para vários destinatários em segundos.

    PONTOS NEGATIVOS

    SPAM - podem ser caracterizados como Spam se forem enviados em massa e não solicitados.
    Insegurança - Muitas pessoas ainda se sentem inseguros de enviar dados pessoais e utilizar cartões de créditos pela internet.
    Reputação – se enviar muitos e=mails, repetidamente à possíveis clientes, estes podem desconfiar da reputação da empresa.

    3) Como você descreveria o uso correto desta ferramenta de comunicação virtual?
    O conteúdo deve ser interessante ao cliente, seu texto não deve ser longo e precisa ser claro e objetivo.
    O cliente precisa confiar na empresa, ter um retorno rápido e a empresa precisa ter condições de dar total respaldo ao cliente.
    O número de emails também deve ser controlado.


    Rodrigo Casula Nunes
    matricula 2012.261134
    sup. em marketing

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal!

    Este é nosso Estudo Orientado para A1.

    Após ler o artigo "Afinal, o e-mail marketing vai acabar?", você deverá fazer uma análise crítica sobre o cenário atual do e-mail marketing citando 3 vantagens desta ferramenta. Além disso, descreva 3 práticas no uso do e-mail marketing que prejudicam sua eficiência.

    Sua resenha deve ser postada como comentário aqui, além de impressa e entregue com a folha de rosto disponível no Webcaf.

    Bom trabalho!
    Prof. Gercton Bernardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida o E-mail Marketing não vai acabar. Visto que é uma ferramenta de marketing direto que permite alcançar grande audiência, com abordagem pessoal e capaz de mensurar o efeito de maneira precisa. O sucesso depende de um bom gerenciamento do relacionamento com o público-alvo.
      As práticas comuns que prejudicam a reputação desta ferramenta está no mau uso dela. Listas Opt-in são legais( as melhores taxas de abertura, cliks e conversão estão em listas limpas). Ter uma base de Mailing bem segmentada e bem gerenciada favorece qualquer tipo de ação. Muitos pecam no gerenciamento. Os critério de reputação ajudariam a não cair no erro, tomando cuidado com. Volume de envio, consistência do Envio, Taxa de erros (retorno, disparo para e-mails inexistentes), reclamação de SPAM, opção de descadastro da lista.. Com essa atenção básica é possível evitar que sejam classificados como SPAM, e assim evitam cair na Blacklist. Boas práticas fazem parte do sucesso do e-mail marketing. Thayse Gitahy Rodrigues Matricula: 2013110089.

      Excluir
    2. Sem dúvida o E-mail Marketing não vai acabar. Visto que é uma ferramenta de marketing direto que permite alcançar grande audiência, com abordagem pessoal e capaz de mensurar o efeito de maneira precisa. O sucesso depende de um bom gerenciamento do relacionamento com o público-alvo.
      As práticas comuns que prejudicam a reputação desta ferramenta está no mau uso dela. Listas Opt-in são legais( as melhores taxas de abertura, cliks e conversão estão em listas limpas). Ter uma base de Mailing bem segmentada e bem gerenciada favorece qualquer tipo de ação. Muitos pecam no gerenciamento. Os critério de reputação ajudariam a não cair no erro, tomando cuidado com. Volume de envio, consistência do Envio, Taxa de erros (retorno, disparo para e-mails inexistentes), reclamação de SPAM, opção de descadastro da lista.. Com essa atenção básica é possível evitar que sejam classificados como SPAM, e assim evitam cair na Blacklist. Boas práticas fazem parte do sucesso do e-mail marketing. Thayse Gitahy Rodrigues Matricula: 2013110089.

      Excluir
  3. Uma ferramenta de marketing direto. Permite alcançar grande audiência, com abordagem pessoal, capaz de mensurar o efeito de maneira precisa. O sucesso depende de um bom gerenciamento do relacionamento com o público-alvo. Os principais erros cometidos e que prejudicam a "reputação" do e-mail marketing são: Base de dados não atualizadas, listas opt-out, auto índice de bouce... A não preocupação com a relevância e a reputação é um fator que não só prejudica a empresa mas a ferramenta em sí, sendo criticada por muitos. O SPAM é um dos principais vilões nessa corrida do mundo digital. Muitas empresas não tomam cuidados básicos como: volume de envio, consistência, taxa de erros (disparo para e-mails não existentes), reclamação de SPAM, opção de descadastro da lista....são inúmeras causas e efeitos para o bom uso e o mau uso desta ferramenta.. O sucesso para o e-mail marketing consiste em fazer o bom uso desta, evitando spam e consequentemente as Blacklists. Thayse Gitahy Rodrigues.

    ResponderExcluir
  4. Esta ferramenta tem um custo tão pequeno e atingir milhões de pessoas em pouco tempo, garantindo um percentual significativo dos e-mails lidos, atingindo o nosso público-alvo havendo retorno comercial dos e-mails de maneira eficiente a nossa propaganda na internet.
    Temos alguns maus usos que prejudica o e-mail como o Spam que tem uma péssima reputação com vírus e golpes, a freqüência agressiva de e-mail (disparo de e-mail) e a não identificação desses e-mails que prejudica o bom relacionamento entre o cliente e a empresa.
    Para ser ter um bom resultado temos que saber usar de maneira correta o e-mail marketing e através dele obter um bom relacionamento com nosso público-alvo e de maneira confiante ao transmitir a nossa mensagem.
    Christiane Rodriguez.

    ResponderExcluir
  5. Esta ferramenta tem um custo tão pequeno e atingir milhões de pessoas em pouco tempo, garantindo um percentual significativo dos e-mails lidos, atingindo o nosso público-alvo havendo retorno comercial dos e-mails de maneira eficiente a nossa propaganda na internet.
    Temos alguns maus usos que prejudica o e-mail como o Spam que tem uma péssima reputação com vírus e golpes, a freqüência agressiva de e-mail (disparo de e-mail) e a não identificação desses e-mails que prejudica o bom relacionamento entre o cliente e a empresa.
    Para ser ter um bom resultado temos que saber usar de maneira correta o e-mail marketing e através dele obter um bom relacionamento com nosso público-alvo e de maneira confiante ao transmitir a nossa mensagem.
    Christiane Rodriguez

    ResponderExcluir
  6. As chances de crescimento são expressivamente maiores do que extinção do e-mail marketing. O alcance e retorno dessa ferramenta são necessários para um bom resultado de uma organização. Em suas vantagens, podemos citar o baixo custo de envio, criação de relacionamento com o cliente em curto espaço de tempo e a possibilidade de ser visto a qualquer hora do dia, visto o crescimento de gadgets como smartphones e tablets. Claro, é indispensável uma manutenção adequada para que essa ferramenta não tenha um efeito contrário ao seu objetivo, afastando os clientes ao invés de captá-los ao consumo. Podemos citar como práticas que prejudicam o bom funcionamento desta ferramenta o uso de palavras irrelevantes no campo ‘’assunto’’ do e-mail, o que não atrai a curiosidade do público para abrir o mesmo, o uso de anexos que faz com que o consumidor pense que se trata de vírus, e enviar e-mails para uma lista de clientes, os quais você não possui nenhuma informação. Formas estas, fogem ao objetivo de se obter um real resultado do que o e-mail marketing propõe. Utilizando-se da ética e de um banco de dados confiável e que esteja dentro do público-alvo da empresa, a tendência é que essa ferramenta se fortifique cada vez mais, otimizando os negócios das companhias, pois além de todas as vantagens supracitadas, através do e-mail Marketing cria-se uma facilidade na personalização da identidade da empresa, o que também é uma forma interessante e relevante de atrair novos clientes potenciais ou até mesmo, manter a fidelidade dos que já estão presentes no relacionamento da empresa.

    Nelma Chempe - UCB Recreio

    ResponderExcluir
  7. As chances de crescimento são expressivamente maiores do que extinção do e-mail marketing. O alcance e retorno dessa ferramenta são necessários para um bom resultado de uma organização. Em suas vantagens, podemos citar o baixo custo de envio, criação de relacionamento com o cliente em curto espaço de tempo e a possibilidade de ser visto a qualquer hora do dia, visto o crescimento de gadgets como smartphones e tablets. Claro, é indispensável uma manutenção adequada para que essa ferramenta não tenha um efeito contrário ao seu objetivo, afastando os clientes ao invés de captá-los ao consumo. Podemos citar como práticas que prejudicam o bom funcionamento desta ferramenta o uso de palavras irrelevantes no campo ‘’assunto’’ do e-mail, o que não atrai a curiosidade do público para abrir o mesmo, o uso de anexos que faz com que o consumidor pense que se trata de vírus, e enviar e-mails para uma lista de clientes, os quais você não possui nenhuma informação. Formas estas, fogem ao objetivo de se obter um real resultado do que o e-mail marketing propõe. Utilizando-se da ética e de um banco de dados confiável e que esteja dentro do público-alvo da empresa, a tendência é que essa ferramenta se fortifique cada vez mais, otimizando os negócios das companhias, pois além de todas as vantagens supracitadas, através do e-mail Marketing cria-se uma facilidade na personalização da identidade da empresa, o que também é uma forma interessante e relevante de atrair novos clientes potenciais ou até mesmo, manter a fidelidade dos que já estão presentes no relacionamento da empresa.
    Nelma Chempe - UCB Recreio

    ResponderExcluir
  8. Com o crescimento do E-mail Marketing, fica clara a ideia de que esta forma de promover um produto, ou um serviço é eficaz, e agrega benefícios para a empresa.
    Podemos destacar algumas das vantagens oferecidas para o uso desta ferramenta, como a aproximação do cliente à empresa. Se utilizamos a falta de tempo como uma desculpa para não ir à um determinado local conhecer um determinado produto, a empresa que utiliza o E-mail Marketing nos atinge de maneira estratégica. Um outro ponto utilizado à favor da ferramenta, é a quantidade de pessoas conectadas no mundo inteiro, por várias horas. Na maiorias dos casos, as pessoas conectadas estão com suas caixas de e-mail abertas, facilitando a comunicação entre empresa e cliente. E por falar em vantagens, não podemos deixar de lembrar do baixo custo deste serviço para as empresas, que podem fazer do E-mail Marketing mais uma fonte de propagar os seus produtos com um custo atrativo.
    O lado negativo do E-Mail Marketing está muito mais ligado à empresa do que à própria ferramenta. A proposta para o cliente deve ser atrativa, deve despertar no consumidor o interesse em adquirir o que está sendo oferecido. Portanto, o mau uso pode gerar situações indesejáveis, como o direcionamento dos e-mails ao Spam, o que pode acarretar em um investimento sem retorno, e como consequência a empresa pode ter a sua imagem denegrida diante de seus clientes e até mesmo concorrentes.
    Tatiane Henriques - Mat.: 2013121383

    ResponderExcluir
  9. Em minha opinião, o email Marketing é uma ferramenta extremamente importante, para as empresas de todos os portes. Visto que tem um custo baixo e atinge uma quantidade expressiva de pessoas, acredito que nunca irá acabar, sabemos que algumas empresas tem se perdido no mau uso da ferramenta, sem um gerenciamento adequado e assim colocando na lixeira todo o seu trabalho, como por exemplo: excesso de envio, os spam, retorno, a falta de criatividade na chamada tendo em vista acusar a curiosidade do cliente, fazendo o cliente descartar sem se quer abrir. Por outro lado existem cada vez mais empresas que trabalham com competência tem se desenvolvido comum resultado bastante significativo e com uma lucratividade bastante expressiva, já nos sites de compra atualizam as pessoas de todas as classes sociais para tudo de novo que o mercado oferece. Acredito que as empresa que estiverem com um bom relacionamento com seus clientes, trabalhando focada na satisfação do seu público alvo, oferecendo bons serviços (atualizada, com programas de resposta rápida, cadastro focado no desenvolvimento de seus produtos e serviços continuaram ganhando muito através do email Marketing.
    Jaquelilne Neves Calderaro - Mat: 2012261638.

    ResponderExcluir
  10. Em minha opinião, o email Marketing é uma ferramenta extremamente importante, para as empresas de todos os portes. Visto que tem um custo baixo e atinge uma quantidade expressiva de pessoas, acredito que nunca irá acabar, sabemos que algumas empresas tem se perdido no mau uso da ferramenta, sem um gerenciamento adequado e assim colocando na lixeira todo o seu trabalho, como por exemplo: excesso de envio, os spam, retorno, a falta de criatividade na chamada tendo em vista acusar a curiosidade do cliente, fazendo o cliente descartar sem se quer abrir. Por outro lado existem cada vez mais empresas que trabalham com competência tem se desenvolvido comum resultado bastante significativo e com uma lucratividade bastante expressiva, já nos sites de compra atualizam as pessoas de todas as classes sociais para tudo de novo que o mercado oferece. Acredito que as empresa que estiverem com um bom relacionamento com seus clientes, trabalhando focada na satisfação do seu público alvo, oferecendo bons serviços (atualizada, com programas de resposta rápida, cadastro focado no desenvolvimento de seus produtos e serviços continuaram ganhando muito através do email Marketing.
    Jaquelilne Neves Calderaro - Mat: 2012261638.

    ResponderExcluir
  11. Muitas empresas utilizam o e-mail marketing de forma indevida, porém não acredito na possibilidade de extinção de seu uso, pois a maioria das pessoas que utilizam a internet possui e-mail, aumentando assim a sua visibilidade. Ele é muito utilizado por empresas que vendem pela Internet, por sites de compras coletivas entre outros para alavancarem nas suas vendas. Além disso, é uma ferramenta de Marketing direto que pode ser enviado para milhões de pessoas por um custo muito baixo. O e-mail marketing deve ser utilizado para divulgar, lançar ou promover uma marca, produto ou serviço para um público alvo definido, com uma lista de e-mails bem segmentada, visto que mais vale um público pequeno e segmentado do que aquele número de e-mails “inflamados”. Esta ferramenta também pode servir de ajuda caso haja algum “ruído na comunicação”, ou seja, ela pode dar um feedback ao consumidor que enviou alguma dúvida. O mau uso do e-mail marketing pode torná-lo um spam, que não é bem visto pelo consumidor e não gera retorno para a empresa. Alguns exemplos de práticas que prejudicam a sua eficiência são a ausência das opções Opt in/Opt out, a compra de Mail List, o envio de arquivos executáveis, e-mails para um público que não é o seu target, a falta de uma opção de escolha em relação à frequência de recebimento de mensagens e uma clareza na política de relacionamento. Muitos internautas perderam a credibilidade nesta ferramenta devido ao volume excessivo de spams que eles recebem diariamente, entretanto o e-mail marketing quando utilizado de maneira correta, ainda pode ser extremamente útil em seu Mix de Comunicação.
    Rachel de Oliveira Affonso - Mat.: 2013122959

    ResponderExcluir
  12. As chances de crescimento são expressivamente maiores do que extinção do e-mail marketing. O alcance e retorno dessa ferramenta são necessários para um bom resultado de uma organização. Em suas vantagens, podemos citar o baixo custo de envio, criação de relacionamento com o cliente em curto espaço de tempo e a possibilidade de ser visto a qualquer hora do dia, visto o crescimento de gadgets como smartphones e tablets. Claro, é indispensável uma manutenção adequada para que essa ferramenta não tenha um efeito contrário ao seu objetivo, afastando os clientes ao invés de captá-los ao consumo. Podemos citar como práticas que prejudicam o bom funcionamento desta ferramenta o uso de palavras irrelevantes no campo ‘’assunto’’ do e-mail, o que não atrai a curiosidade do público para abrir o mesmo, o uso de anexos que faz com que o consumidor pense que se trata de vírus, e enviar e-mails para uma lista de clientes, os quais você não possui nenhuma informação. Formas estas, fogem ao objetivo de se obter um real resultado do que o e-mail marketing propõe. Utilizando-se da ética e de um banco de dados confiável e que esteja dentro do público-alvo da empresa, a tendência é que essa ferramenta se fortifique cada vez mais, otimizando os negócios das companhias, pois além de todas as vantagens supracitadas, através do e-mail Marketing cria-se uma facilidade na personalização da identidade da empresa, o que também é uma forma interessante e relevante de atrair novos clientes potenciais ou até mesmo, manter a fidelidade dos que já estão presentes no relacionamento da empresa.

    Nelma Chempe - UCB Recreio

    ResponderExcluir
  13. Acredito que o email marketing não vai acabar porque é uma ferramenta que tem um custo baixo, é barata em comparação a outros meios de comunicação e consegue alcançar um grande número de pessoas, de forma segmentada e customizada.
    O email marketing é muito sensível a preço,
    Vantagens:
    - Possibilidade do Customização/Segmentação
    - Alto alcance potencial
    - Baixo custo

    Algumas práticas que prejudicam sua eficiência:

    - E-mails "pesados", muito grandes que acabaram sendo classificados como Spam
    - Não respeitar o Opt-In, e enviar email para pessoas que não solicitaram receber os emails. As pessoas tendem a não ler o que não lhe interessam
    - Título do E-mail muito longo ou com palavras proibidas também são considerados spam e não atingem como deveriam os destinatários

    O email marketing é muito sensível a preço, o ideal é fazer o email de um pra um, só receber aquilo que realmente quer. Ser cada vez mais "personalizado", como os Uwebs, onde atingimos um publico certo e com uma chance maior de conversão, onde por exemplo pode ser utilizado uma verba de ROI(retorno), com muitas promoções, e só vai receber quem navegou recentemente naquelas linhas ofertadas no email.

    Anna Paula de S Menezes de Morais

    ResponderExcluir
  14. O e-mail marketing continuará sendo muito utilizado durantes muitas décadas.
    Seus objetivos em melhorar o relacionamento com o consumidor, mantê-lo informado sobre os assuntos da empresa cresce a cada dia e com a facilidade da de acesso à internet, à comunicação com o consumidor cresce de uma forma fantástica.
    Tenho como exemplo a empresa em que trabalho pois semanalmente conhecemos um novo cliente que recebeu um e-mail marketing e fez contato solicitando outras informações sobre o e-mail que recebeu, na maioria dos contatos fechamos a venda com o cliente e o mesmo passa a receber toda semana informações promocionais e lançamentos de novos produtos.
    O crescimento de diversas empresas estão relacionadas as propagandas elaboradas e utilizadas pelo e-mail marketing para alcançar todos os públicos em seus derivados segmentos.
    Infelizmente ainda não estamos livres de pessoas que não trabalham de forma digna e continuam utilizando essa grande e excelente ferramenta de forma inadequada.
    Mas mesmo assim o e-mail marketing irá crescer sempre e ainda mais .

    Fernando Oliveira - UCB Recreio

    ResponderExcluir
  15. O e-mail marketing cresce a cada dia.
    Essa ferramenta de grande utilidade tem fortalecido diversas empresas na melhoria do bom relacionamento com o consumidor.
    Com o aumento e as melhorias de acesso a internet através de Smartphones, o consumidor passou a ter mais informações sobre os produtos de uso do seu dia a dia. Ainda existem pessoas que não trabalha de forma digna que utilizam o e-mail marketing para prejudicar o próximo mais oque ainda prevalece é a criação de um trabalho em equipe no intuito de atender o consumidor com a informação correta que o faria estar sempre atento as novas notificações no e-mail marketing.
    Na empresa em que trabalho, enviamos toda semana um e-mail com informações sobre novos lançamentos e promoções dos produtos que trabalhamos. Na maioria das vezes o cliente entra em contato através do número disponibilizado e decide adquirir o produto. Satisfeito com o atendimento é certo de que manteremos o mesmo informado sobre os produtos da empresa, mas sem o e-mail marketing não haveria possibilidade de comunicação com o cliente, não acredito que essa ferramenta tão importante teria um final e nenhuma empresa deixaria de utilizá-la.

    Fernando Oliveira - UCB Recreio

    ResponderExcluir
  16. Acredito que o email marketing não vai acabar porque é uma ferramenta que tem um custo baixo, é barata em comparação a outros meios de comunicação e consegue alcançar um grande número de pessoas, de forma segmentada e customizada.
    O email marketing é muito sensível a preço,
    Vantagens:
    - Possibilidade do Customização/Segmentação
    - Alto alcance potencial
    - Baixo custo

    Algumas práticas que prejudicam sua eficiência:

    - E-mails "pesados", muito grandes que acabaram sendo classificados como Spam
    - Não respeitar o Opt-In, e enviar email para pessoas que não solicitaram receber os emails. As pessoas tendem a não ler o que não lhe interessam
    - Título do E-mail muito longo ou com palavras proibidas também são considerados spam e não atingem como deveriam os destinatários

    O email marketing é muito sensível a preço, o ideal é fazer o email de um pra um, só receber aquilo que realmente quer. Ser cada vez mais "personalizado", como os Uwebs, onde atingimos um publico certo e com uma chance maior de conversão, onde por exemplo pode ser utilizado uma verba de ROI(retorno), com muitas promoções, e só vai receber quem navegou recentemente naquelas linhas ofertadas no email.

    Anna Paula de S Menezes de Morais

    ResponderExcluir