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domingo, 15 de maio de 2016

Largar estereótipos e focar em estilo de vida é urgente na segmentação

Classificação tradicional por classe social, renda, gênero e idade já não retrata a sociedade. Divisão precisa considerar estilos de vida para ações precisas


Os profissionais de Marketing estão sempre atentos aos comportamentos do consumidor para considerarem os diversos hábitos e perfis em suas ações. Apesar do empenho e das pesquisas realizadas com frequência, muitas empresas ainda estão presas a conceitos antigos, influenciados por uma época em que os pensamentos eram voltados para o produto. Hoje, as fronteiras entre os grupos que têm interesses em comum é menos nítida e ganha novos contornos, o que exige uma reformulação na abordagem da área.
Você já sabe ou deveria saber: separar as pessoas em classes sociais, gêneros, idades e regiões de moradia já não é mais suficiente. Essas caixas pouco dizem, atualmente, sobre grande parte delas. A mudança e a necessidade de largar os estereótipos ficam claras no termo jovem, que deixou de ser substantivo para se tornar adjetivo – qualquer um pode se ver e ser considerado como um indivíduo jovem. As companhias precisam mudar a lente para lançar um novo olhar sobre as pessoas.
Os consumidores tem mais poder de escolha e buscam a individualização. Os bens são por natureza neutros, mas o seu uso tem a capacidade de impor barreiras ou construir pontes. “Um dos desafios do Marketing é segmentar o mercado. Em vez de pensar em bases tradicionais, como gênero, classe, renda e idade, devemos considerar os estilos de vida. Hoje, a gente vive um shopping center de estilos, que são trocados de acordo com as circunstâncias. Além disso, existem diferentes estilos de vida dentro de uma mesma classe social, por exemplo”, analisa Hilaine Yaccoub, Antropóloga do Consumo que palestrou no Circuito Mundo do Marketing de Tendências e Oportunidades para Inovar.
Mobilidade social
Os profissionais que não renovam o olhar correm o sério risco de permanecerem presos a estereótipos. Nas últimas duas décadas, ocorreu uma quebra de paradigma em relação às classes sociais, por exemplo. Se antes as pesquisas avaliavam o grau econômico de uma família pelos bens que possuíam, agora esse parâmetro passa a ser questionado. Equipamentos considerados na metodologia antiga, como televisão, máquina de lavar e carro, já são facilmente encontrados em diferentes casas - sejam ricas ou não.

Essa transformação precisa ser acompanhada pelos profissionais de Marketing com olhar aguçado, para que o produto a ser ofertado não deixe de fora potenciais clientes. “Classe social não se mede por renda, nem por posse de produto ou escolaridade e, sim, por lógica de pensamento. As agências precisam avaliar como as pessoas pensam, praticam o consumo e o que as faz comprar dentro da hierarquia de valor que estabelecem. O que houve, no Brasil, foi uma mobilidade social dentro das classes”, afirma Hilaine Yaccoub.
Tal comportamento pode ser novamente transformado pelas próximas gerações, caso elas também alterem as formas de pensar os gastos e como o consumo as impacta. “É importante estar conectado com o que acontece ao redor, porque as tendências mudam muito rapidamente. Ontem foi de uma maneira, hoje está de outra e amanhã pode não ser aquilo que esperamos. Não temos tempo para criar estereótipos”, pontua Hilaine.
Quebra de estereótipo
O novo olhar e entendimento de poder que o consumidor tem atualmente o permitem tomar decisões que o façam se sentir inserido em um estilo de vida ao qual ele aspira. Isso significa comprar e usar diversos produtos para alcançar aquilo que ele deseja ser. Pode recorrer a uma marca de esportes de aventura, caso deseje aproveitar a natureza, ou pode pagar mais caro por uma sessão de cinema com direito a champanhe, se quiser se sentir em um ambiente de luxo.

Tais escolhas não dizem que ele é praticante de atividades radicais ou seja da Classe A, mas que pode decidir sobre o que fazer com o seu dinheiro. “As pessoas realmente vivem em um shopping center de opções de quem querem ser. O consumo expressa ordenação e classificação no mundo e os usos é que vão servir como inclusão ou exclusão. Por isso, a pergunta não é quanto ele ganha e, sim, quanto sobra para gastar. A partir disso, quais são as escolhas dele? Isso é o que o Marketing precisa saber”, conta Hilaine Yaccoub.
Entendendo esse princípio, as marcas podem ganhar novas possibilidades de inovar em suas ações. “No Complexo do Alemão, favela aqui no Rio de Janeiro, existe um bar que serve cervejas premium e importadas para os frequentadores. O jazz era a música tocada no local, sem receber muita atenção dos clientes. O comportamento dos presentes mudou assim que começou uma canção da Lauryn Hill. Eles não queriam jazz. É esse pensamento que precisa ser rompido: achar que quem consome determinado produto gosta das mesmas coisas. É importante estabelecer uma conexão e se enxergar como aquela pessoa”, afirma a especialista em Antropologia do Consumo.
Desafios
Pensar em ações e conhecer o consumidor do produto demanda um olhar apurado das áreas de criação e pesquisa, principalmente para entender as maneiras com que a marca transita entre os grupos de consumidores. A visão sobre os moradores das favelas, por exemplo, cai no estereótipo de que gostam dos mesmos itens, marcas, músicas, áreas de lazer, quando há diversos estilos entre os que vivem ali. O mesmo ocorre com a visão a respeito do carioca, muitas vezes voltada ao lifestyle de vida praiana e descolada.

Insistir em modelos como esse é negligenciar o cliente e o que de fato importa para ele. “As fronteiras estão se diluindo e se reconfigurando. Criar ações de dentro do ar-condicionado, fazendo planejamento para pessoas que você sequer conhece, partindo do olhar do seu umbigo, é o caminho para o fracasso. Precisamos pensar em cultura, grupos de família, situações como mobilidade urbana, ambientes normativos, questões transculturais e subculturais. Antes de criar estratégias ou planos, ouça quem está a sua volta e preste atenção na conversa ao lado. Faça um clipping de ideias”, afirma Hilaine.
Antecipar o comportamento de consumo é algo arriscado e que pode contar com imprevistos, mas, para aqueles que analisam todas as representações culturais e de entretenimento, essa estratégia pode se tornar mais fácil. Um exemplo são as redes pessoais, que existem antes mesmo da internet. A economia de compartilhamento é anterior a empresas como Airbnb (mercado comunitário para pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações para hospedagem ao redor do mundo) e Uber.
Roupas, objetos e alimentos circulam entre diferentes pessoas, que não necessariamente pagaram por aquilo ou os escolheram por causa de uma propaganda. “Muitas vezes o poder não está na marca, como algumas agências pensam, mas na escolha que o cliente faz. Como quando alguém compra uma roupa barata e recebe um elogio. Ele nem cita o nome da marca, mas diz quanto custou, agregando valor à escolha que fez”, conclui Hilaine.
Por Priscila de Oliveira para o Mundo do Marketing


22 comentários:

  1. 1) Por que o olhar do profissional de marketing digital deve estar no cliente e não no produto?

    Porque o mercado vem se modificando ao longo do tempo, hoje o marketing da empresa não tem que visar a classe no qual o produto tem que ser comercializado e sim entender os diferentes públicos para que o produto atenda as necessidades daquele possível cliente de todas as classes, que desperte não só em uma classe mas como ao todo da população o interesse em usar aqueles produtos e se tornar um cliente fiel da marca.

    2) Qual a importância da visão segmentada do profissional de marketing digital para compreender o mercado e planejar estratégias e ações?

    A visão segmentada é de extrema importância para que a marca vire uma referencia no mercado, gerando valor agregado para seu consumidores e atingindo aos diferentes públicos de diferentes classes e gêneros e satisfazendo a todos eles. As ações devem ser projetadas de forma em geral porem com algumas variáveis de acordo com o nicho populacional local. Para que possa aumentar a comercialização da empresa e torna-la uma marca consolidada e gerar um maior número de receita para a organização.

    3) Por que avaliar o novo perfil do comprador online é importante para converter vendas para lojas virtuais?

    O e-commerce vem sendo benéfico para as empresas pois ele consegue segmentar todos os públicos ao expor seus produtos a venda. Ele não faz descrições por cliente, ele os engloba de uma forma em geral, utilizando a linguagem da marca com seus consumidores de forma que todos sejam vistos como o cliente diferenciado.
    Hoje o e-commerce tem se tornado uma pratica muito comum e é um mercado que vem crescendo bastante devido a comodidade para o consumidor que não precisa se deslocar para ter o produto que deseja. Através do site ou até mesmo de uma rede social da marca ou loja, o consumidor tem acesso aos produtos e adquiri-los sem qualquer tipo de deslocamento.

    Nome: Matheus Borges
    Matricula: 2015.290.347
    Unidade: Realengo
    Turma: Marketing Digital

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  2. 1) Por que o olhar do profissional de marketing digital deve estar no cliente e não no produto?

    Porque não adianta que o profissional olhe para o produto, sendo que o cliente está "largado". O profissional tem que estudar diariamente quais tem sido os desejos de seus clientes para que assim ele possa atingir seu público e obter um excelente resultado.


    2) Qual a importância da visão segmentada do profissional de marketing digital para compreender o mercado e planejar estratégias e ações?

    A visão segmentada é de extrema importância para o profissional de marketing digital, para que se consiga atingir públicos diferentes e assim conseguir atendê-los da maneira que eles desejam. Porque ao contrário de que muitos acham, o valor agregado esta nas escolhas que o cliente faz, e não na marca.

    3) Por que avaliar o novo perfil do comprador online é importante para converter vendas para lojas virtuais?

    Porque hoje em dia tudo é voltado para a internet, e hoje temos uma possibilidade de saber os gostos, os desejos dos consumidores através da internet. Quanto o profissional descobre o perfil de um comprador, automaticamente ele já sabe, e pode trabalhar em cima disso, para assim conquistá-lo e fideliza-lo.
    Ficou tudo muito fácil com a internet, creio que possa ter havido uma certa resistencia, com relação a compras pela internet, mas as pessoas foram acostumando, e hoje muitos preferem comprar pela internet, no conforto de sua casa, do que ter que sair para as ruas em busca daquilo que quer.

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    1. 1)Por que o olhar do profissional de marketing digital deve estar no cliente e não no produto?

      Hoje em dia os consumidores estão muito bem informados e exigentes na hora de realizar a compra, eles fazem pesquisas na internet, procuram conselho de conhecidos, em fim, foi-se o tempo que só um anúncio bonito convencia. Por isso, que os profissionais precisam traçar estratégias cada vez mais elaboradas para atrair e fidelizar os consumidores.

      O pessoal do marketing precisa entende quais são os desejos e aspirações de seus clientes/empresas ao comercializar determinado produto. Ele precisa saber quais os valores da empresa, seu posicionamento politico e social, analisar quais são gostos e quem são os clientes da mesma, tudo isso para assim “vender melhor o produto” no mercado.

      2) Qual a importância da visão segmentada do profissional de marketing digital para compreender o mercado e planejar estratégias e ações?

      A visão segmentada é importante para o profissional de marketing, porque ela auxilia a traçar perfiles dos diferentes tipos de consumidores e quais produtos devem ou não ser “vendidos” para eles. Essas estratégias levam em conta algumas variáveis como renda, raça, sexualidade, idade, etc... Com isso, leva os consumidores a ter satisfação, já que se sentem ouvidos e representados.

      E ajuda a empresa a obter um aumento da comercialização do produto, levando a uma maior consolidação na marca no mercado.

      3) Por que avaliar o novo perfil do comprador online é importante para converter vendas para lojas virtuais?

      Porque o mercado digital é o que mais crescer no mundo e ao avaliar um novo perfil, pode conter ali um possível novo consumidor. E quanto maior o número de perfis aferidos, maior a probabilidade de novos clientes.

      E hoje dia, com o advento das tecnologias e das redes sociais, facilitou muito o trabalho do departamento de marketing das empresas, é possível saber os desejos, os gostos, e os desgostos dos clientes.

      E como a grande riqueza do mundo atual é informação, as empresas buscam cada vez mais obtê-las para melhor definir suas estratégias de vendas, seja on-line ou presenciais.

      Nome: Camila Fernanda Ferreira Fagundes
      Matricula: 2011.200.452
      Unidade: Realengo
      Turma: Marketing Digital
      Turno: Noite




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  3. 1) Por que o olhar do profissional de marketing digital deve estar no cliente e não no produto?
    Porque nos dias atuais, os consumidores tem mais poder na hora de escolher e buscam maior contato (e informação) com o produto ou bem desejado. E o mercado já não está mais engessado nas características como: região, gênero, classe social. Outras características podem e devem ser levadas em conta na hora de planejar o contato com o público.


    2) Qual a importância da visão segmentada do profissional de marketing digital para compreender o mercado e planejar estratégias e ações?
    A visão segmentada é importante para o profissional ter noção dos produtos que devem ser apresentados para determinados públicos e assim ter uma grau de satisfação positivo. Essas ações ajudam o profissional a planejar as estratégias para alcançar o seus objetivos no mercado e assim se tornar uma marca de referência no mercado.



    3) Por que avaliar o novo perfil do comprador online é importante para converter vendas para lojas virtuais?
    Porque ao avaliar um novo perfil, pode-se ver um possível novo consumidor. No mercado atual, se não há uma atualização constante, a empresa tende a cair em esquecimento e pode facilmente ser substituída por outra empresa que busca sempre inovar no perfil do comprador. Por isso ele busca englobar o maior números de perfis e assim atrair cada vez mais consumidores fazendo com que essa parte do mercado (o mercado digital) cresça cada vez mais.



    Nome: Jessica Moura Oliveira da Silva
    Unidade: Realengo
    Matrícula: 2015170111
    Turma: MKT Digital

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  4. 1) Por que o olhar do profissional de marketing digital
    deve estar no cliente e não no produto?

    R:Os profissionais, estão mais atento ao comportamento do consumidor e aos seus diversos hábitos.Não enxergam só o produto ou só o consumidor,enxergam ambos como um todo.E assim consegue ter um resultado maior com beneficios para os dois lados.

    2) Qual a importância da visão segmentada do profissional
    de marketing digital para compreender o mercado e planejar estratégias e ações?

    R: O mercado atualmente está com a diversidade muito grande.As bases tradicionais
    está sumindo cada vez mais.Para a marca que deseja virar uma referencia no mercado,
    precisa gerar valor para seus consumidores .
    Atingindos principalmente diferentes públicos,de diferentes classes , gêneros e gostos
    satisfazendo a todos .

    3) Por que avaliar o novo perfil do comprador online é
    importante para converter vendas para lojas virtuais?

    R:Vem sendo benéfico para as empresas pois ele consegue atender
    todos os públicos ao expor seus produtos. Não faz descrições
    por cliente,utilizando a linguagem da marca com seus consumidores de forma que
    todos sejam vistos como o cliente diferenciado.
    Hoje o comercio virtual tem se tornado uma pratica muito comum e é um mercado que vem crescendo devido a comodidade para o consumidor que não precisa ir até a loja para ter o produto que deseja.
    Através do sites,de rede social da marca ou loja ou tele-vendas, o consumidor tem acesso aos produtos e adquiri-los sem precisar se deslocar até a loja física mais próxima de sua residência


    Aluna: Luma Ferraz Passos
    Matricula: 2015121909
    Unidade : Realengo

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  5. 1) Por que o olhar do profissional de marketing digital deve estar no cliente e não no produto?
    O mercado está mudando e o profissional de MKT precisa estar atento, pessoas e pessamentos novos, novas tendências e essa metodologia de produto já mudou, este profissional precisa estar no campo para se atualizar e fazer o produto com foco no cliente e seu estilo.
    2) Qual a importância da visão segmentada do profissional de marketing digital para compreender o mercado e planejar estratégias e ações?
    É muito importante a visão segmentada para a visão, aceitação do consumidor com referência a marca (produto), tal comportamento solidifica a marca e o produto, fortalecendo vendas e futuras mudanças quando necessário, assim atendendo tendências e atingindo seu consumidor alvo com maior facilidade.

    3) Por que avaliar o novo perfil do comprador online é importante para converter vendas para lojas virtuais?

    Para entender melhor sua necessidade, suas ideias e o que ele pretende ser, a leitura do consumidor, a leitura do mercado é sempre um passo estratégico muito importante.
    Nos dias de hoje tudo se busca na NET, consulta por produtos, preços, etc...
    Ela se tornou uma ferramenta estratégica e lógica para o consumidor.

    Alexandro Diniz da Silva.
    Matricula: 2015120408
    Unidade: Realengo.
    Disciplina: MKT Digital.

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  6. 1) Por que o olhar do profissional de marketing digital deve estar no cliente e não no produto?

    Pois focando no público é possível modificar seu produto de acordo com o mercado, para que assim possa atender melhor seus consumidores e vender cada vez mais.

    2) Qual a importância da visão segmentada do profissional de marketing digital para compreender o mercado e planejar estratégias e ações?

    Entendendo os diferentes tipos de consumidores e de mercados, é possível criar ou adequar seus produtos para cada tipo de consumidor, fazendo- o se sentir único e próximo da empresa, criando uma relação de afetividade do consumidor para com a empresa e possibilitando mais vendas

    3) Por que avaliar o novo perfil do comprador online é importante para converter vendas para lojas virtuais?

    Porque vivemos na era digital, a internet domina todos os âmbitos sociais e com as vendas não seria diferente. Na internet temos mais facilidade em fragmentar nosso público e saber nossos gostos, assim fica mais fácil fidelizar seus clientes.

    Nome: Victor Ribeiro
    Matricula: 2015221635

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  7. 1) Por que o olhar do profissional de marketing digital deve estar no cliente e não no produto?

    O profissional deve estar atento ao perfil do cliente em questão, suas preferencias e gostos.O mesmo produto pode atingir diversos públicos, é necessário saber avaliar.Quando focamos no cliente, é possível adequar o produto à diversos públicos diferentes.

    2) Qual a importância da visão segmentada do profissional de marketing digital para compreender o mercado e planejar estratégias e ações?

    O planejamento é essencial para buscarmos as diversidades, identificarmos o perfil do cliente e assim,satisfazer o seu desejo de compras e serviços.Diferentes tipos de estratégias,nos permitem mais chances de acertar e fidelizar nosso público.Hoje temos uma variedade infinita de gostos, isso deve intensificar o nosso olhar para a diversidade , e assim estudar melhor cada público e suas preferências.


    3) Por que avaliar o novo perfil do comprador online é importante para converter vendas para lojas virtuais?

    O comprador online, pesquisa e gosta de navegar procurando o que mais atenderá à sua necessidade.Quando entendemos essa necessidade, e atendemos à todas as suas expectativas do cliente , teremos além da venda, um cliente fidelizado pelo bom atendimento e satisfação.


    Nome:Bruna Ribeiro Lima Pereira
    Matricula: 2015222464
    Campus: Realengo
    Marketing Digital

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  8. 1) Por que o olhar do profissional de marketing digital deve estar no cliente e não no produto?

    Em tempos modernos onde o consumidor está cada vez mais atento a concorrência e em busca de atendimento personalizado, é de suma importância que o profissional de marketing digital esteja atento a esses clientes, procurando assim, atender suas principais necessidades através do conhecimento prévio do perfil desse consumidor.

    2) Qual a importância da visão segmentada do profissional de marketing digital para compreender o mercado e planejar estratégias e ações?

    É através do conhecimento de mercado que o profissional de marketing digital se manterá atualizado sobre o que está sendo oferecido ao consumidor em relação a produtos e serviços, por meio dessas informações poderá criar estratégias e planos de ação que diferenciem sua marca das demais e procurando trazer ao consumidor novidades em relação aos já oferecidos pelo mercado.

    3) Por que avaliar o novo perfil do comprador online é importante para converter vendas para lojas virtuais?

    O comprador online possui o perfil diferenciado de compradores presenciais, necessitando assim, de uma atenção especial voltada para interesses e necessidades específicos, da mesma forma que a fidelização também demanda de um esforço maior do profissional de marketing digital que precisará conhecer bem o perfil de seus consumidores para oferecer a eles o que realmente importa.

    Nome:Stephanie de Mattos Saraiva
    Matricula: 2015222758
    Campus Realengo
    Marketing Digital

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  9. 1) Por que o olhar do profissional de marketing digital deve estar no cliente e não no produto?

    Em tempos modernos onde o consumidor está cada vez mais atento a concorrência e em busca de atendimento personalizado, é de suma importância que o profissional de marketing digital esteja atento a esses clientes, procurando assim, atender suas principais necessidades através do conhecimento prévio do perfil desse consumidor.

    2) Qual a importância da visão segmentada do profissional de marketing digital para compreender o mercado e planejar estratégias e ações?

    É através do conhecimento de mercado que o profissional de marketing digital se manterá atualizado sobre o que está sendo oferecido ao consumidor em relação a produtos e serviços, por meio dessas informações poderá criar estratégias e planos de ação que diferenciem sua marca das demais e procurando trazer ao consumidor novidades em relação aos já oferecidos pelo mercado.

    3) Por que avaliar o novo perfil do comprador online é importante para converter vendas para lojas virtuais?

    O comprador online possui o perfil diferenciado de compradores presenciais, necessitando assim, de uma atenção especial voltada para interesses e necessidades específicos, da mesma forma que a fidelização também demanda de um esforço maior do profissional de marketing digital que precisará conhecer bem o perfil de seus consumidores para oferecer a eles o que realmente importa.

    Nome:Stephanie de Mattos Saraiva
    Matricula:2015222758
    Campus Realengo
    Marketing Digital

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  10. Nome: Ricardo da Silva Macena
    Marketing Digital
    Matricula: 2015223261
    Campus: Realengo

    1) Por que o olhar do profissional de marketing digital deve estar no cliente e não no produto?
    Resposta: Porque o consumidor mudou muito nos últimos anos por conta da tecnologia.
    É preciso satisfazer o cliente no mundo real,procurando o fidelizar.

    2) Qual a importância da visão segmentada do profissional de marketing digital para compreender o mercado e planejar estratégias e ações?
    Resposta: A visão segmentada permite a criação de um banco de dados que é um recurso imprescindível as atividades de marketing. Permitindo também a geração de indicações qualificadas e a venda de um produto ou serviço.

    3) Por que avaliar o novo perfil do comprador online é importante para converter vendas para lojas virtuais?
    Resposta: Porque o cliente navega por um menu de opções e as empresas que conhecem seus clientes podem personalizar seus produtos,ofertas e serviços.

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  11. 1) Por que o olhar do profissional de marketing digital deve estar no cliente e não no produto?

    O profissional tem que acompanhar as mudanças de mercado, não podendo focar num produto que será recebido por diversas pessoas com características completamente diferentes. Focando no cliente, ele atinge o seu público alvo e consequentemente tem uma aceitação maior.


    2) Qual a importância da visão segmentada do profissional de marketing digital para compreender o mercado e planejar estratégias e ações?

    Para entender e buscar uma aproximação maior com o público alvo, podendo ter uma relação mais direta, para que o consumidor se sinta importante e único.

    3) Por que avaliar o novo perfil do comprador online é importante para converter vendas para lojas virtuais?

    Para conhecer melhor e assim saber quais as necessidades e preferencias de seu consumidor. E, nesse mundo cada vez mais virtual, agradar um consumidor te garante uma visibilidade muito grande, pois as informações são repassadas com enorme velocidade.

    Nome: Jonathan Marinho
    Matricula: 2015290295
    Campus: Realengo

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  12. 1) Por que o olhar do profissional de marketing digital deve estar no cliente e não no produto?

    R: O foco do profissional de marketing deve ser no cliente pelo fato dele ser o consumidor. Já tivemos muitos exemplos em aula de empresas que seguiram seu próprio gosto para fabricar produtos e com isso quando surgem concorrentes com idéias voltadas para o gosto público,tomaram seu espaço no mercado. Pois não adianta o profissional, a empresa gostarem da ideia, se quem consome, não se identificar, não tiver interesse no produto.


    2) Qual a importância da visão segmentada do profissional de marketing digital para compreender o mercado e planejar estratégias e ações?

    R: A visão segmentada auxilia na identificação das diversidades, é quem faz com que o profissional enxergue a diversificação de gêneros e com isso trabalhe, e crie produtos que consigam chamar atenção, que desperte o interesse de cada um desses grupos.


    3) Por que avaliar o novo perfil do comprador online é importante para converter vendas para lojas virtuais?

    R: Na era tecnológica que vivemos, é impossível que essa questão não seja vista, não seja trabalhada, pois com o crescimento constante da tecnologia, as pessoas tendem a comprar mais pela internet,pela comodidade, pela variedade de opções. E por ter essa facilidade, os clientes,com isso, tendem a pesquisar mais, se tornam mais exigentes. Por isso as empresas que não investem nesse meio, com certeza sairá da vista do consumidor, perderá espaço para concorrentes que investem nesse forma de trabalho.


    Matrícula: 2015221174
    Unidade: Realengo
    Nome: Lucas Rangel Carvalho

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  13. 1) Por que o olhar do profissional de marketing digital deve estar no cliente e não no produto?

    Porque os consumidores de hoje tem uma maior capacidade de busca e filtragem na hora de escolher um produto, buscando mais informações na hora da compra. O marketing não é mais apenas o segmento empresa/cliente e o mercado precisa levar em consideração uma visão maior do público e de outros segmentos, precisando assim se moldar ao cliente com a própria visão do mesmo .


    2) Qual a importância da visão segmentada do profissional de marketing digital para compreender o mercado e planejar estratégias e ações?

    A visão segmentada é importante para discernir e adequar a propaganda de certos produtos à diversos públicos diferentes. Saber o tipo de cliente que se quer atingir, para apresentar o produto correto com o marketing efetivo e satisfatório.


    3) Por que avaliar o novo perfil do comprador online é importante para converter vendas para lojas virtuais?

    Porque avaliando um novo perfil, podemos ver um novo consumidor. É necessário se manter em atualização constante para atrair mais compradores, fidelizando-os com inovação e os satisfazendo suprindo suas necessidades.


    Nome: Norhmando Nunes Mendes
    Unidade: Realengo
    Matrícula: 2015290252
    Turma: Marketing Digital

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    Respostas
    1. 1)R: os clientes de hoje são mais difíceis de agradar, mais inteligentes e exigentes, são abordados por mais concorrentes. O desafio é conquistar o cliente, tornando um cliente fiel a marca.


      2)R: A visão segmentada é extrema importância para o profissional de marketing digital, pois daí,o profissional pode posicionar seus produtos e dedicar seus esforços, visando a escolha é ao atendimento daqueles segmentos mais importantes, determinado assim a estratégia que,convenientimente conduzida é satisfatória.


      3)R: O consumo online é uma tendência que veio pra ficar.os constantes avanços tecnológicos, o acesso móvel, os aplicativos, a inclusão digital e o crescimento da internet, são fatores que tendem a fortalecer essa modalidade de compra.

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  14. 1) Por que o olhar do profissional de marketing digital deve estar no cliente e não no produto?
    R: Porque, olhando para o produto é possível modificar seu produto de acordo com o mercado e a necessidade do consumidor.

    2) Qual a importância da visão segmentada do profissional de marketing digital para compreender o mercado e planejar estratégias e ações?
    R: são as diferenças entre os consumidores, as quais devem ser consideradas no processo decisório da empresa. Daí a importância da segmentação de mercado como instrumento estratégico, pois o ponto crítico no planejamento de marketing é, sem dúvida, a identificação dos alvos de mercado.

    3) Por que avaliar o novo perfil do comprador online é importante para converter vendas para lojas virtuais?
    R: Pois vivemos em uma nova modalidade onde a maioria dos consumidores e voltado para internet, facilitando para os vendedores online, pois podem saber qual é o gosto do cliente.

    Aluna: Sara Aguiar
    Matricula: 2015121835
    Campus: Realengo
    Turma: Marketing Digital

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  15. 1) Por que o olhar do profissional de marketing digital deve estar no cliente e não no produto?

    Pois o mercado sempre estará em constante mudança. Para conseguir bons resultados, o marketing não deve ser estar no produto, e sim no cliente, buscando entender os diversos públicos para que o produto esteja atendendo todas as necessidades desses possíveis clientes de ambas as classes, que não seja visado o despertar em uma classe, mas foque no interesse de toda a população nos produtos e posteriormente se tornar um cliente fiel.

    2) Qual a importância da visão segmentada do profissional de marketing digital para compreender o mercado e planejar estratégias e ações?

    é extremamente importante que a marca seja referenciada no mercado, satisfazendo todos os tipos de público de gênero e classe e gerando valor agregado para seus consumidores.
    Essas ações devem ser planejadas no geral, mas com algumas variáveis de acordo com o nicho populacional local.

    3) Por que avaliar o novo perfil do comprador online é importante para converter vendas para lojas virtuais?

    Por que é importante conhecer todos os públicos ao expor o produto, para assim englobar todos de uma forma geral, utilizando a linguagem da marca com seus consumidores de forma que todos esses consumidores sejam reconhecidos como o cliente diferenciado. Hoje o e-commerce vem crescendo bastante devido a comodidade do consumidor e tem se tornado muito comum no mercado. Hoje o consumidor pode adquirir qualquer produto sem qualquer tipo de deslocamento, através de sites ou de redes sociais de tais marcas.



    Nome: Heitor Lemos
    Matricula: 2014120840
    Unidade: Realengo
    Turma: web design

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  16. 1) Por que o olhar do profissional de marketing digital deve estar no cliente e não no produto?

    Hoje em dia, o cliente tem total autonomia para ter sua opinião e expô-la de forma a ser prejudicial ou favorável ao produto e a empresa. Além disso, o cliente está tendo cada vez mais voz ativa e consciência de que sua opinião é levada em conta e influencia outras pessoas. Tendo isso em mente, tem-se que se prestar cada vez mais atenção no tratamento que se tem com os clientes, sempre respondendo bem e mostrando a todos que a marca se importa com o seu público.

    2) Qual a importância da visão segmentada do profissional de marketing digital para compreender o mercado e planejar estratégias e ações?

    É da consciência de todos que cada segmento possui um público específico e diferente, tento no sentido de comunicação, quanto no sentido de interesses e o profissional tem que fazer um estudo de público para que consiga atingir seu público-alvo da maneira mais eficaz possível.

    3) Por que avaliar o novo perfil do comprador online é importante para converter vendas para lojas virtuais?

    Hoje em dia a pessoa que faz suas compras online tem consciência que é possível fazer buscas para saber se aquele produto é realmente aquilo que ela espera ou não, ver recomendações de produtos semelhantes, reclamações referentes aquele produto e etc. E é objeto de estudos também o comportamento desses compradores. É possível saber, com a análise de alguns casos, porque os clientes não estão finalizando a compra, por exemplo.

    Nome: Pedro Coutinho Alves
    Matrícula: 2015290540
    Unidade: Realengo

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  17. 1) Por que o olhar do profissional de marketing digital deve estar no cliente e não no produto?
    Simplesmente pelo fato do mundo em estar em constante mudança, para isso o profissional de marketing deve estar se mantendo sempre atualizado e para bons resultados, esse profissional estar atento ao cliente e em seus interesses, assim poderá atender a necessidade do mesmo.

    2) Qual a importância da visão segmentada do profissional de marketing digital para compreender o mercado e planejar estratégias e ações?
    É importante para a satisfação de todos os tipos de público e assim usar uma boa estratégia

    3) Por que avaliar o novo perfil do comprador online é importante para converter vendas para lojas virtuais?
    é importante compreender seu cliente final para assim oferecer o produto certo ao cliente certo e a maioria dos clientes de hoje gostam da comodidade, da compra via internet, através de sites e redes sociais.

    Nome: Patricia de Lima
    Matricula: 2015123973
    unidade: Realengo
    Curso: Marketing

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  18. 1) Por que o olhar do profissional de marketing digital deve estar no cliente e não no produto?

    O mercado sempre estará em constante mudança. o olhar deve estar no cliente para saber identificar o que esse cliente deseja, podendo assim oferecer o que se busca,

    2) Qual a importância da visão segmentada do profissional de marketing digital para compreender o mercado e planejar estratégias e ações?
    É de suma importância a visão segmentada, pois assim o profissional consegue satisfazer todos os tipos de clientes
    3) Por que avaliar o novo perfil do comprador online é importante para converter vendas para lojas virtuais?
    Porque é importante nos tempos atuais onde a tecnologia dominou o mundo. É super importante saber o que cada cliente procura, saber seus gostos, seus desejos, podendo assim oferecer o que se procura gerando mais vendas. Avaliando o perfil fica muito mais fácil efetuar a venda, oferecendo o que realmente cada tipo de cliente procura.



    Nome: vanessa farias de souza
    Matricula:2014220029
    Unidade: Realengo
    Curso: marketing

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  19. 1) Por que o olhar do profissional de marketing digital deve estar no cliente e não no produto?

    O mercado sempre estará em constante mudança. o olhar deve estar no cliente para saber identificar o que esse cliente deseja, podendo assim oferecer o que se busca,

    2) Qual a importância da visão segmentada do profissional de marketing digital para compreender o mercado e planejar estratégias e ações?
    É de suma importância a visão segmentada, pois assim o profissional consegue satisfazer todos os tipos de clientes
    3) Por que avaliar o novo perfil do comprador online é importante para converter vendas para lojas virtuais?
    Porque é importante nos tempos atuais onde a tecnologia dominou o mundo. É super importante saber o que cada cliente procura, saber seus gostos, seus desejos, podendo assim oferecer o que se procura gerando mais vendas. Avaliando o perfil fica muito mais fácil efetuar a venda, oferecendo o que realmente cada tipo de cliente procura.



    Nome: vanessa farias de souza
    Matricula:2014220029
    Unidade: Realengo
    Curso: marketing

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  20. 1) Por que o olhar do profissional de marketing digital deve estar no cliente e não no produto?
    R: Porque o mercado vive em constante mudança. Para atingir bons resultados, o marketing deve estar no cliente buscando entender todas as necessidades possíveis dos clientes e não no produto, mas não deixando de lado o interesse de toda a população nos produtos e depois se tornar um cliente fiel.

    2) Qual a importância da visão segmentada do profissional de marketing digital para compreender o mercado e planejar estratégias e ações?
    R: São as diferenças entre os consumidores, que devem ser consideradas no processo decisório da empresa. A importância da segmentação de mercado como instrumento estratégico, pois o ponto crítico no planejamento de marketing é, sem dúvida, a identificação dos alvos de mercado.

    3) Por que avaliar o novo perfil do comprador online é importante para converter vendas para lojas virtuais?
    R: Porque avaliando um novo perfil, podemos ver um novo consumidor. É necessário se manter em atualização constante para atrair mais compradores, fidelizando-os com inovação e os satisfazendo suprindo suas necessidades.


    Nome:Letícia Sodré
    Matrícula: 2015130079
    Unidade: Realengo
    Turma: Marketing

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