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terça-feira, 19 de abril de 2011

Games um investimento de sucesso para as marcas

O mercado de games a cada dia está mais consolidado como espaço de investimento para as marcas, seja através das redes sociais ou com a utilização de espaços publicitários no próprio game. Como tudo no marketing digital, a questão é estratégia na utilização. É fundamental manter o link entre público-alvo, mensagem e produto. No vídeo confira os comentários de diversos profissionais da área durante a quinta edição do ProXXIma Pocket em São Paulo, que discutiu o tema "Games um investimento de sucesso para as marcas".

Como debatedores estiveram presentes Carolina Wagner, advertising & research manager da Goodyear Latin America, Miguel Dorneles, gerente de produtos e operações de publicidade online na Fox do Brasil, e Mitikazu Lisboa, CEO da Hive. O evento foi mediado por Pyr Marcondes, diretor da ProXXIma, plataforma digital do Grupo M&M e patrocinado pela Gazeta do Povo, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), pela agência AG2 Publicis Modem e pelo portal Veja.com.

Ana Martins

Veja também: Marketing e Games sociais

Que a internet já faz parte da vida das pessoas, todo mundo já sabe, mas o que nem todo mundo sabe é que a cada dia as oportunidades de negócio que surgem a partir dela se renovam.

Uma destas oportunidades são os games sociais, ferramenta que já conquistou mais de oitenta milhões de pessoas em todo o mundo e que aumenta sua popularidade a cada dia. Um dos possíveis motivos para a ascensão desta mídia diz respeito à diversão, importante ingrediente do marketing digital, e à sua linguagem, que trabalha em sintonia com as redes sociais.

Os games tradicionais geram receita a partir da sua venda, já os sociais exigem um envolvimento contínuo com os usuários e constante inovação, por isso tem menos perfil de produto final e sua rentabilidade está na prestação de serviços. Na maioria dos casos, são distribuídos gratuitamente, com uma rentabilidade prevista para durante o seu uso.

A maneira mais tradicional de entrada de receita é a venda de um dinheiro fictício, que pode ser usado dentro do jogo para aquisição de produtos exclusivos, fases secretas, etc. Com alguns centavos qualquer usuário pode comprar um item para dar de presente para um amigo ou uma vaca leiteira que irá duplicar a produção de leite da fazenda. Como os valores envolvidos são bem baixos, possuem uma alta adesão dos usuários.

Com o grande número de usuários, muitas empresas começam a utilizar o patrocínio destes jogos como mais uma oportunidade para divulgar suas marcas, fixar conceitos e ideias. Existe uma infinidade de opções de publicidade para este fim. Além de um outdoor no ambiente virtual ou um banner no topo da tela, pode-se utilizar também o cenário do próprio jogo. Como um exemplo interessante, temos a ação da Lacta, que distribuiu misteriosos ovos azuis no game Fazendinha e alguns dias depois brotaram pés de chocolate Bis.

Um dado importante sobre o sistema de games sociais é que cerca de 30% dos usuários do Facebook jogam algum game social como Farmville ou Mafia Wars. Juntos, eles formam um mercado anual de “produtos virtuais” de 1,6 bilhão de dólares, distribuídos entre bens e serviços vendidos dentro do jogo.
Assim, aliar marcas a games sociais é certamente um bom negócio. Além de atrair e conquistar o cliente através da interatividade pode despertar o interesse do consumidor para as demais áreas de conteúdo disponibilizadas pela empresa patrocinadora.

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