Ok, você já sabe o quanto os influenciadores são importantes para a sua estratégia de mídias sociais. Afinal, são eles que comentam, elogiam e divulgam a marca espontaneamente, sem que a empresa precise pagar nada por isso. Ao encontrar dos advogados da marca, você tem a possibilidade de montar uma poderosa lista com os nomes dos usuários que simpatizam com seus serviços e que estão dispostos a compartilhar o conteúdo produzido pela sua empresa no mundo virtual.
Passo 1: Encontrar as palavras-chaves que representam o mercado de atuação da empresa
- Reúna os textos encontrados no seu site, nas páginas dos concorrentes e em algumas pesquisas específicas da área macroeconômica na qual se insere a sua empresa. Cole-os em um gerador de tag clouds. Eu, particularmente, utilizo o Worditout;
- A partir da análise das diferentes nuvens de etiquetas geradas pelo programa, separe as palavras que se repetem com maior frequência;
- Leve essas palavras-chave para o Google KeyWord Tool. Analise cada uma delas separadamente, checando o quanto são procuradas pelos usuários no Google e verificando também sua utilização em links patrocinados;
- Organize esses termos por ordem decrescente de importância. Ao final, você terá uma lista com as palavras-chaves do ramo de atuação da sua empresa.
Passo 2: Encontrar blogs que compartilham conteúdo sobre o seu setor de atuação
- Pegue as palavras-chave uma a uma e faça uma busca no Google Blogs Search. Na pesquisa, serão listados os blogs que, recentemente, utilizaram o termo buscado.
Passo 3: Calcular a influência dos blogs
Um influenciador, como o próprio nome diz, deve ser influente, ou seja, ele precisa ter uma audiência que leia seus comentários, siga suas ideias e considere relevante aquilo que ele publica. Por isso, é imprescindível que você conheça o alcance dos blogs encontrados. Mas como fazer isso? A resposta é simples: basta medir o número de links que remetem ao endereço. Esses links, também conhecidos como backlinks, indicam quantas páginas na internet estão apontando para aquele determinado blog.
- Vá a um medidor online de backlinks. Aconselho utilizar um que apesar de não especificar o número de nofollows, o site é gratuito, rápido e preciso quanto ao número total de links;
- Organize os blogs por ordem decrescente de backlinks.
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