Há algumas décadas, Abraham Maslow propôs um modelo a respeito das necessidades humanas que precisam ser satisfeitas dentro de um contexto geral e organizacional. Foi criada a famosa pirâmide das necessidades de Maslow, onde o autor sugere que o ser humano busca ter suas necessidades fisiológicas, de segurança, relacionamento, estima e realização satisfeitas nessa ordem. Pegando um gancho na teoria de Maslow, quero expor agora 5 necessidades humanas atuais que podem ser satisfeitas através das mídias sociais. Na verdade, as mídias sociais elevam a satisfação dessas necessidades e nós precisamos conhecê-las.
1. Relacionamento
2. Externalização
3. Aprendizado
4. Colaboração
Aqui está uma necessidade que fará a diferença se for bem satisfeita. A colaboração está, atualmente, no centro da vontade humana mais do que nunca. Queremos ajudar, participar e promover algo em torno de um bem comum. Queremos fazer parte de algo maior. Queremos nos juntar a uma causa e colaborar com algo importante. É a necessidade de espírito que Kotler defende no seu livro Marketing 3.0. As mídias sociais são, de novo, nosso canal de satisfação, possibilitando a colaboração mútua em grandes e diversas causas. Isso faz bem para a consciência humana.
5. Reconhecimento
Para finalizar, chegamos ao resultado final de nossas ações: reconhecimento. Sempre estamos buscando por reconhecimento e isso não é nada ruim. Todos merecem o seu devido reconhecimento. Aqui está outro grande poder de satisfação das mídias sociais. O fato de ser reconhecido publicamente fica ainda melhor na frente de milhares de pessoas na web. Reconhecer é motivar e fidelizar! Talvez essa seja a necessidade mais fácil de satisfazer, um simples RT /curtir/compartilhar/mencionar faz a diferença.
O desafio agora é refletir sobre essas necessidades e traças estratégias e ações para satisfazê-las. Mesmo sendo complexas e muito importantes, não é difícil gerar satisfação através das mídias sociais. Os usuários estão gritando por elas, satisfaça e você ganhará mais que clientes, ganhará seguidores e fãs, no sentido real dessas palavras.
Por Pedro Pamplona, social media marketing. @pedromcp
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